Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Projetos dos Bombeiros estimulam civismo e cidadania

Além do projeto Futuro Cidadão, do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso desenvolve mais cinco projetos no Estado, como Bombeiros do Futuro, Bombeiros Damasceno, Karabom, Quatro Estações e Procin.


Um dos projetos mais populares é o Bombeiros do Futuro, que este ano está em sua 6ª edição, e desde que foi criado, em 2003, já atendeu quase três mil crianças e adolescentes em todo Estado. Lançado recentemente pelo 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Sinop, o projeto Bombeiros Damasceno atende crianças da terceira série do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Básico Rodrigo Damasceno, em Sinop.

São 68 crianças no período matutino e 69 crianças no período vespertino que tem, todas as quartas-feiras, aulas de cidadania, civismo, primeiros socorros, ordem unida, entre outras disciplinas ministradas por bombeiros do 4º Batalhão de Sinop.

O 'Karabom', desenvolvido pelo 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Rondonópolis, trabalha a disciplina por meio da prática esportiva do karatê. As aulas do projeto são dadas por bombeiros militares que dominam as técnicas do Karatê. Segundo o comandante do 3º BBM, major BM Vanderlei Bonoto Cante, o objetivo do Karabom é promover a mudança de comportamento das crianças por meio do esporte.

Os dois últimos projetos, Quatro Estações e Procin, são desenvolvidos nas Bases Comunitária de Segurança do bairro Jardim Vitória e Beira Rio, respectivamente.

Baseado nas estações climáticas do ano: outono, inverno, primavera e verão, o projeto Quatro Estações, foi criado com o objetivo de aproximar os órgãos de Segurança Pública do Estado da comunidade, em busca da prevenção da criminalidade, além de reduzir o contato dos moradores com práticas criminosas.

Já o Procin busca aproximar a polícia da sociedade através de atividades educativas, promovendo noções de cidadania, valorização da vida e prevenção das crianças e adolescentes quanto ao não uso de drogas. O público alvo do projeto são alunos da pré-escola a 8ª série das escolas públicas dos bairros Beira Rio, São Mateus e Praeirinho, em Cuiabá.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet