Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Aviões dos EUA poderão usar aeroportos comerciais da Colômbia

Aeronaves militares dos Estados Unidos poderão usar na Colômbia os aeroportos comerciais que operam internacionalmente, segundo acordo assinado na sexta-feira entre os dois países e que teve o texto completo divulgado nesta quarta-feira por Bogotá.


O documento, divulgado pela chancelaria colombiana, confirma assim a autorização que as aeronaves americanas já têm para aterrissar em qualquer aeroporto internacional do país. "Irá se estabelecer um mecanismo para determinar a estimativa do número de voos que irão usar aeroportos internacionais, em conformidade com as leis e regulamentos colombianos", afirma o texto do acordo publicado no site do Ministério das Relações Exteriores da Colômbia.

Pelo texto, as partes "assinarão acordo de implementação no qual serão estabelecidos os procedimentos para a entrada, o sobrevoo e a aterrissagem; e designados os aeroportos internacionais para a entrada e saída do país".

"O uso de aeronaves exigem aparelhamento em terra para o fornecimento de combustível e em alguns casos para análise técnica, o que exigirá funcionários estrangeiros em aeroportos", lembrou o jornal "El Tiempo".

Hoje, a Colômbia possui sete pistas internacionais, nas cidades de Bogotá, Medellín, Cali, Barranquilla, Cartagena, Bucaramanga e San Andrés. Antes do acordo desta sexta-feira, as aeronaves militares americanas só podiam entrar na Colômbia pelo aeroporto El Dorado de Bogotá e, dali, se dirigiam a outros destinos.

Fontes da Força Aérea Colombiana (FAC) confirmaram ao diário "El Tiempo" que o tema é "irrelevante", porque as pistas serão usadas apenas para aterrissagem e decolagem.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet