Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Sócrates acha que cúpula deve colocar região ibero-americana no futuro

O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, considerou hoje que a "ambição" da cúpula de chefes de Estado e de Governo da região ibero-americana, que começa hoje em Portugal, é "colocar" a região no futuro.


"A melhor forma de honrar nossa história comum é o esforço de criar um futuro melhor para nossos concidadãos", disse o chefe de Governo português, na abertura do 5º Encontro Empresarial Ibero-Americano, com a presença de personalidades do setor privado de toda a região.

O fórum, que termina hoje pouco antes da inauguração formal da cúpula, também conta com a participação da presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, e seus colegas de El Salvador, Mauricio Funes, e de Portugal, Aníbal Cavaco Silva.

Na cerimônia de abertura do encontro, também interveio o secretário-geral ibero-americano, Enrique Iglesias, que ressaltou o debate sobre "a situação atual e as perspectivas econômicas" da região que será desenvolvido neste encontro.


Iglesias considerou que "a América Latina recebeu melhor que em outras épocas o temporal da crise", mas reconheceu que "restam muitos desafios na frente".

Sócrates ressaltou que "a ambição desta cúpula é acabar com os olhos voltados no futuro e com uma agenda inspiradora para a sociedade".

O primeiro-ministro português considerou que, "neste mundo de mudanças contínuas", a "única aposta segura será o investimento em inovação e conhecimento, não só pelos Estados, mas também pelas empresas privadas".

"A crise econômica que estamos passando obriga os Governos a regular mais os mercados, mas a recuperação econômica não deve nos fazer perder o senso de médio e longo prazo", afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet