Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Presidente da Câmara é flagrado criticando Berlusconi e "racha" partido

Os correligionários do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, e a imprensa chapa-branca italiana atacaram nesta quarta-feira o presidente da Câmara dos


Fini fez os comentários a um promotor, de forma reservada, mas a conversa acabou gravada acidentalmente por um microfone, já que ambos estavam em um ato público. No diálogo, Fini diz que Berlusconi "confunde liderança com monarquia absoluta" e "o consenso popular, que obviamente o legitima como governante, com uma espécie de imunidade diante de qualquer autoridade de garantia ou controle".

Na gravação, Fini também aparece pedindo que as denúncias sobre a suposta colaboração do primeiro-ministro com a máfia continuem sendo investigadas.

Os comentários detonaram uma crise no partido governista, Povo da Liberdade (PDL), ao qual os dois políticos pertencem. O partido foi formado neste ano, depois da fusão entre a Aliança Nacional (AN), de Fini, e o Forza Itália (FI), de Berlusconi.

Os ex-integrantes do FI saíram em defesa de Berlusconi, como o ministro da Cultura, Sandro Bondi, que se disse "desenganado" pelo comportamento de Fini. "O chefe do governo nunca confundiu o consenso que tem no país com uma espécie de imunidade. E desde 1992 é possível observar exatamente o contrário, ou seja, que alguns magistrados tentam dar a volta naqueles que os italianos elegeram nas urnas", disse Bondi.

"Se as declarações de ontem demonstram algo, é que [Fini] tem uma vontade e uma ação diferentes da linha do Povo da Liberdade", disse o ministro de Desenvolvimento Econômico, Claudio Scajola.

Já o jornal "Il Giornale", próximo ao primeiro-ministro, estampou em sua primeira página: "Fini se traiu. Ou se explica ou renuncia".

A ruptura entre Berlusconi e aquele que aparentemente seria seu sucessor parece não ter remendo, sobretudo depois que, na noite de ontem, Fini disse em um programa de TV que não tem nada a esclarecer sobre seus comentários. O PDL exigiu ontem que o presidente da Câmara explicasse o significado de suas palavras e declarasse se concorda com elas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet