Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Fico na embaixada enquanto o Brasil deixar", diz Zelaya

O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, disse no domingo que continuará abrigado na embaixada brasileira em Tegucigalpa enquanto o governo brasileiro permitir.


Zelaya está no prédio da embaixada desde setembro, quando voltou clandestinamente do exílio que lhe fora imposto pelos militares no golpe de 28 de junho. O governo de facto promete prendê-lo se ele deixar a embaixada.

"Enquanto tiver apoio do Brasil, aqui estarei", disse Zelaya à Reuters por telefone.

"Estou defendendo uma causa, que se respeite o direito do povo de eleger seus presidentes. Tiraram-me do poder e defendi (essa causa) em Washington, na Europa, na América do Sul, na América Central, e depois vim à América Central para continuar defendendo-a. Vou continuar defendendo-a aqui."

Zelaya faz campanha para voltar ao poder e para que os governos estrangeiros não reconheçam a eleição presidencial de novembro, vencida pelo conservador Porfirio Lobo. Carlos Reina, um dos principais assessores de Zelaya, deixou na semana passada a embaixada brasileira para reorganizar os protestos em favor do presidente deposto.

Congresso

Também na semana passada, o Congresso votou contra a restituição de Zelaya ao poder, hipótese que estava prevista num acordo entre Zelaya e o governo de facto, mediado em outubro pelos EUA e pela Organização dos Estados Americanos. Mesmo antes da votação, Zelaya já dizia que o acordo era letra morta.

Embora não tenha reconhecido o pleito de 29 de novembro, Zelaya se disse disposto a conversar com Lobo.

"Sou um democrata, e além do mais pacífico. Neste caso sempre sou alguém que falo, que me comunico permanentemente. Isso não me faz dobrar meus valores e meus princípios", disse o presidente deposto.

Zelaya e Lobo no passado se diziam amigos, mas o presidente deposto afirmou não ter conversado com o adversário desde sua eleição.

Depois de vencer o pleito, Lobo, que toma posse em 27 de janeiro, afirmou que Zelaya "é passado". Mas o presidente eleito defende um diálogo nacional com todos os setores do país, inclusive com Zelaya.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet