Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Promotoria da Rússia acusa responsáveis por incêndio que matou 113

O Comitê de Instrução da Promotoria da Rússia apresentou nesta segunda-feira acusações formais contra quatro pessoas que estão em prisão preventiva por suposta responsabilidade no incêndio que deixou 113 mortos em uma casa noturna da cidade de Perm. O presidente russo, Dmitri Medvedev, decretou luto em todo o país, nesta segunda-feira.


Três foram acusados de um delito que o Código Penal da Rússia sanciona com penas de até sete anos: violação das normas de segurança e prevenção de incêndios, causando por imprudência a morte de duas ou mais pessoas. Esta acusação, segundo o porta-voz do CI, Vladimir Markin, informou à agência de notícias russa Interfax, foi apresentada contra a gerente-executiva da boate, Svetlana Yefremova, o diretor artístico Oleg Fetkulov e Anatoli Zak, um dos proprietários do estabelecimento.

Serguei Derbenev, diretor da companhia que instalou os fogos de artifício, que, segundo a investigação preliminar, causaram o incêndio, foi acusado de homicídio por imprudência de duas ou mais pessoas, delito punido com até cinco anos de prisão.

O número de mortos chegou a 113 nesta segunda-feira, com a morte de uma mulher que se encontrava em estado grave em um hospital de Perm. Segundo fontes do hospital, a mulher, de 26 anos, "estava respirando com ajuda de aparelhos e seu estado era extremamente grave", informou a agência oficial Itar-Tass.

Cerca de cem feridos foram transferidos de avião a centros médicos especializados de Moscou, São Petersburgo e Tcheliabinsk. De acordo com médicos, vários têm mais de 50% do corpo queimado e respiram por aparelhos. Além disso, outras 21 pessoas permanecem hospitalizadas em Perm.

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, anunciou que o Ministério de Situações de Emergência está realizando controles adicionais de clubes, salas de espetáculos e espaços similares, embora tenha dito à agência oficial RIA Novosti que "o importante agora é salvar aqueles que sofreram queimaduras e ferimentos".

Suspeitas

O incêndio foi o mais letal ocorrido na Rússia nas últimas décadas. Promotores dizem que as chamas começaram com fagulhas de um show pirotécnico que atingiram a cobertura de vime das paredes e do teto da casa noturna Lame Horse, que estava lotada. Mais de 200 pessoas causaram tumulto ao tentar sair por uma única porta estreita. Investigadores ainda analisam outras falhas no sistema de prevenção de incêndios do local.

Um porta-voz da promotoria disse que a casa noturna não tinha extintores automáticos, e que os fogos de artifício não poderiam ser usados ali. Além disso, o dono do estabelecimento teria tentado fugir depois do incidente.

Mais de 1.500 pessoas morrem por ano por causa de incêndios na Rússia, e as autoridades admitem que fiscais muitas vezes extraem subornos dos estabelecimentos em vez de exigir que cumpram as regras de segurança. Esse foi o pior incêndio em uma discoteca no mundo desde que quase 200 pessoas morreram em Buenos Aires durante uma festa em 2004.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet