Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Chávez diz que gostaria de ter lutado sob ordens de Mujica

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse nesta terça-feira (8), em Montevidéu, que gostaria de ter combatido sob as ordens do ex-guerrilheiro José Mujica, recém-eleito para ser presidente do Uruguai.


Depois de participar de uma cúpula do Mercosul, Chávez foi com Mujica a uma fábrica de vidros gerida pelos próprios trabalhadores no Cerro, bairro operário da capital uruguaia. O projeto teve apoio financeiro do governo venezuelano. Ali, Chávez prometeu ampliar os vínculos com o Uruguai e aumentar a cooperação para setores produtivos.

A eleição de Mujica representa a continuidade de um governo de esquerda que já havia estreitado os laços do Uruguai com Caracas, embora durante sua campanha o presidente eleito tenha preferido se distanciar de Chávez e enfatizar suas afinidades com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

"Teria ficado honrado de ser soldado raso nos batalhões que Pepe [o apelido de Mujica] comandou naquela época, nas lutas duras no Uruguai e na nossa América", disse Chávez, referindo-se à década de 1960, quando Mujica militava no grupo guerrilheiro Tupamaros.

Mujica, 74, que toma posse em março passado, agradeceu o apoio de Chávez e "do povo venezuelano". "Sempre teremos reconhecimento para aqueles que nos estendem uma mão", declarou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet