Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Suriname identifica 18 suspeitos de comandar ataques a brasileiros

A polícia do Suriname identificou e prendeu 18 pessoas suspeitas de comandar os ataques contra brasileiros na região de Albina, na noite da véspera de Natal de 2009. Segundo o embaixador do Brasil no Suriname, José Luiz Machado e Costa, eles estão presos em Paramaribo, capital, e serão processados criminalmente.


O ataque começou quando um brasileiro teria discutido e esfaqueado um "marrom", como são conhecidos os surinameses quilombolas, descendentes de escravos. O brasileiro continua foragido. Após a briga, um grupo de surinameses atacou o local em retaliação.

"Segundo a polícia, essas pessoas teriam relação com o local que foi apunhalado pelo brasileiro e foram tirar forra do brasileiro. Assim que houve o apunhalamento eles começaram a quebrar o bar, atacar pessoas que estavam ali e em seguida outros locais começaram a atacar o supermercado e aí a situação fugiu do controle. Entãountou um grupo muito maior de pessoas que saquearam, queimaram, promoveram todo aquele 'arrastão'", disse José Luiz Machado em entrevista ao G1, por telefone.

O embaixador confirmou que ainda há 50 brasileiros em hotéis na capital e que todos já tiveram alta dos hospitais. Segundo ele, ao todo 37 pessoas voltaram para o Brasil com o avião da Força Aérea. O número oficial de mortes é de um surinamês, apesar de relatos na época apontarem para ao menos sete brasileiros mortos. As investigações continuam.

José Luiz Machado reiterou que o Suriname é um país com taxa de violência baixa e que o caso foi considerado isolado pelas autoridades.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet