Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cultura

SEC firma acordo de parceria com a CUFA

Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e o Instituto de Culturas e Artes Alternativas (ICEAA)/ Central Única das Favelas (CUFA) foi firmada esta semana, dia 7, pelos secretários Paulo Pitaluga, Oscemário Daltro e o representante da Cufa de Mato Grosso, Paulo Ávila.


O objetivo deste acordo é viabilizar projetos de atendimento populacional no segmento cultural visando oferecer produtos diferenciados pela qualidade, pela facilidade de acesso e alcance sócio-cultural, a partir de uma demanda consolidada pela experiência de trabalhos realizados pela CUFA.

De acordo com o secretário Paulo Pitaluga, a SEC reconhece a seriedade dos trabalhos realizados pela Cufa. “A entidade tem outra forma de fazer cultura, que se difere do tradicional e conseguem atingir bem o público que propõe trabalhar”, afirma.

Para Pitaluga, esse termo de parceria serve para mostrar a boa relação mútua entre a Cufa e o governo. De acordo com o secretário, ele não iria abraçar uma causa sem confiar eficiência da operacionalização. “Eles desenvolvem várias atividades, realizam muitas oficinas, leva isso para a massa e isso é positivo”, avalia.

Segundo o representante da Cufa no Estado, Paulo Ávila, este acordo é relevante, pois mostra que o governo está começando a entender que há novas formas de linguagem e de visualização dos problemas de uma comunidade e que o terceiro setor consegue atingir bons resultados.

“É muito importante o governo entender que existe uma rede como a Cufa, que propõe e trabalha com uma linguagem diferenciada, porque isso demonstra flexibilidade no poder público”, destaca Paulo.

Entre as conquistas da Cufa, uma que merece destaque é o espaço do Centro Esportivo Cultural, no bairro São João Del Rei, resultado de uma parceria realizada entre a Cufa, o Ministério do Esporte e a Prefeitura de Cuiabá, em 2006.

Conforme Paulo Ávila, a estrutura do local em breve deve abrigar ainda um Telecentro, que deve ser inaugurado ainda no final de janeiro. Este espaço é um dos 40 Pontos de Cultura da Rede MT/SEC-MinC.

A abertura do Centro Esportivo aconteceu em dezembro passado, com o Festival Consciência Hip Hop, ação realizada pela entidade. Trata-se de um evento, que teve sua primeira edição em 2005, cuja programação é marcada por uma série de atividades como as oficinas de break, MC, graffiti e DJs nas escolas públicas, além dos seminários e outros projetos paralelos.

As atividades envolvem as esferas da educação, esporte e cultura. O Festival tem como objetivo proporcionar visibilidade para a cultura periférica, estimular a qualificação da cadeia produtiva do hip hop e promover um intercâmbio entre os produtores do todo o país, entre outros.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet