Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

plantio

Colheita da soja precoce adiantada

Foto: Reprodução

Colheita da soja precoce adiantada
Caminhões carregados dão ainda mais ritmo nas rodovias do interior de Mato Grosso. É a colheita antecipada da soja, que também movimenta o campo. Se anteriormente as áreas ficavam sem plantio, hoje a safra precoce é uma nova aposta dos agricultores da região de Alto Garças, há 360 quilômetros de Cuiabá.


“São cultivares de ciclo rápido. Com o advento da diminuição do rendimento da cultura do algodão, optou-se por fazer duas culturas no mesmo ano”, explicou Claudinei José da Costa, agrônomo.

De um lado ao outro as colheitadeiras não param e abastecem os caminhões. Até o final deste mês, vão sair da lavoura mais de um milhão de sacas. É garantia de faturamento extra e economia.

“O custo dos fertilizantes diminuiu numa faixa de 30%. E o custo dos defensivos também ficou mais barato”, completou o agrônomo.

Em outra propriedade a colheita também está acelerada e a resposta para tanta pressa está no clima. Janeiro é um período de tempo instável em Mato
Grosso. Um grande volume de água nessa fase pode comprometer a qualidade dos grãos.

O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária estima que, em 2010, o Estado deva colher quatro milhões de toneladas de soja de variedades precoces, o dobro do ano passado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet