Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Turismo

Saiba o que mudou nas regras de visitação a Chapada dos Guimarães

“Alguns parentes e amigos foram visitar a cachoeira e chegando lá encontraram a porteira fechada. Foram informados por terceiros que agora para entrar no complexo Véu de Noivas é preciso agendar, ter um guia e ainda pagar R$ 80 por veículo. Isso é absurdo!”. A narração anterior é de autoria de um internauta e chegou ao Olhar Direto por meio da seção “Eu Repórter”. Porém, as “surpresas” decorrentes da visita ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães não são exclusividade da família do internauta. Relatos de decepção e até indignação são comuns e têm como vilão principal a a falta de informação sobre as novas regras de visitação do Parque.


Embora estejam em vigor desde o segundo semestre do ano passado, as normas  adotadas pelo Instituto Chico Mendes, que assumiu a gerência do complexo no lugar do Ibama, ainda pegam muita gente desprevenida. Segundo o chefe do Parque, Cecílio Vilabarde, as mudanças objetivam manter a segurança dos turistas e o equilíbrio ambiental.

“O plano atual de manejo foi aprovado após a queda de parte do paredão que matou uma turista em 2008”, argumenta Vilabarde. O projeto inclui a interdição de todas as trilhas próximas aos paredões e a limitação do número de visitantes simultâneos no complexo.

“Os caminhos pela borda do paredão foram interditados pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Portanto, a trilha que descia até a cachoeira Véu de Noivas está fechada”, informa Vilabarde. Ele anuncia outra novidade: a disponibilização de três monitores de ecoturismo trabalhando no complexo.

O Parque Nacional está aberto à visitação todos os dias, exceto às terças-feiras, das 9h até 16h. A entrada é gratuita.

Circuito das cachoeiras

Mudanças também no Circuito das Cachoeiras. O caminho que inclui as sete quedas (Sonrisal, Hidromassagem, Pulo, Degrau, Prainha, Andorinhas e Salto Independência ).

Agora é preciso contratar um guia que deverá agendar a visita do grupo. A prática tem como fim fomentar a atividade turística na região e garantir o monitoramento e diminuição do impacto natural.

Cecílio Vilabarde explica que a decisão foi tomada em acordo com a Associação de Guias de Chapada dos Guimarães. O  site  do Parque disponibiliza a relação dos profissionais cadastrados e seus respectivos contatos. A contratação pode ser feita também via agência de turismo. Como não há tabela de preço para o serviço prestado, cabe ao turista a negociação.

Conforme normas acordadas entre o Parque e a Associação de Guias, o valor pode ser rateado em até 12 pessoas.

Outra mudança do Circuito é o horário da visitação. Os turistas devem chegar, impreterivelmente, entre 8h e 8h30 da manhã, podendo ficar no complexo até a hora de seu fechamento, às 16h.

Resumo das principais mudanças

- O estacionamento do complexo Véu de Noivas foi deslocado. Agora, para visitar o mirante Véu de Noivas, o carro deve ficar próximo à guarita. Para chegar ao mirante, o turista deve caminhar por uma trilha de 500 metros.

- Esta interditado: trilhas nas bordas dos paredões (acesso à cachoeira Véu de Noivas e caminho antigo do Circuito das Cachoeiras) e ainda a Casa de Pedras. 

- A visitação no Circuito das Cachoeiras só pode ser feita com acompanhamento de guia turístico. Os profissionais cadastrados para o serviço estão relacionados no site do Parque . O valor cobrado por passeio custa a partir de R$ 60 e pode ser dividido por até 12 turistas.

– O próprio guia deverá agendar a visitação até no máximo às 8h do dia do passeio.

Mais informações sobre as regras do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães pelo telefone (65) 3301-1133 e pelo site www.icmbio.gov.br/parna_guimaraes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet