Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Homem atira sapato contra presidente do Sudão

Um homem não-identificado atirou um sapato contra o presidente sudanês, Omar Hassan Ahmad al Bashir, durante um discurso em Cartum, afirmaram testemunhas a jornalistas.


Segundo as testemunhas, o homem tirou um sapato e o jogou em direção a Al Bashir no centro de conferências Al Sadaqa, mas não o acertou. A motivação do ato não ficou clara.

Em 14 de dezembro de 2008, o jornalista Muntazer al Zaidi jogou seus sapatos contra o então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, durante uma entrevista coletiva em Bagdá.

Zaidi foi detido e passou nove meses na prisão por tentar agredir um chefe de Estado.

Após o incidente desta segunda-feira, os guarda-costas do presidente sudanês levaram o homem --que aparentava ter cerca de 50 anos de idade e se manteve em silêncio-- para um local desconhecido. O evento prosseguiu normalmente

A polícia apreendeu câmeras fotográficas e de TV e pediu aos profissionais de imprensa presentes para que voltassem algumas horas mais tarde para recolhê-las. Segundo as testemunhas, os jornalistas receberam as câmeras sem fitas ou cartões de memória.

No entanto, o responsável de imprensa da Presidência sudanesa, Emad Sayed Ahmed, negou que o incidente tenha ocorrido, e insistiu que o homem queria apenas entregar um envelope a Al Bashir, mas teria sido barrado pelos policiais.

Em 4 de março de 2009, o Tribunal Penal Internacional (TPI) baixou uma ordem de detenção contra Bashir por crimes de guerra e contra a humanidade cometidos na região sudanesa de Darfur, onde mais de 300 mil pessoas morreram desde 2003.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet