Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Serys destaca esforço de capacitação de homens e mulheres de MT

A certeza de que a qualificação profissional é o caminho para o desenvolvimento de diversos setores de Mato Grosso deu o tom da fala da senadora Serys Slhessarenko (PT) durante a aula inaugural de cursos de qualificação da Associação Estadual dos Empregados Domésticos e Similares do Estado de Mato Grosso (AEEDS/MT), nessa segunda-feira (1 de março), em Cuiabá.


Cerca de 800 pessoas – a grande maioria mulheres – lotaram o ginásio do Instituto Cuiabano de Educação para a aula inaugural. “Vamos nos preparar antes, durante e depois da Copa do Mundo de 2014 e vamos mostrar para o mundo que Mato Grosso tem gente competente. Tem mulheres que desenvolvem suas atividades com talento. E para potencializarmos tudo isso, precisamos nos qualificar. Por isso saúdo a cada um e cada uma hoje aqui presente. A qualificação é para já”, afirmou a senadora.

Serys destacou ainda projetos de lei de sua autoria, que tramitam no Senado Federal que têm como foco beneficiar o empregado doméstico. “Essa semana, estará em pauta, em uma das comissões, um projeto meu que assegura seguro desemprego para as domésticas que não tem inscrição no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), para que elas tenham direito de receber ao menos três meses do seguro desemprego”, lembrou a senadora, que informou ainda aos presentes à aula inaugural projetos importantes para a categoria, como a que reconhece como diaristas as trabalhadoras que tem contrato de dois dias por semana.

Os Cursos de Qualificação – ao todo serão oferecidas pela AEEDS/MT 600 vagas para capacitação em recepcionista de hotel e restaurante, empregado doméstico, mensageiro, porteiro e camareira. Os cursos têm, em média, 30 horas e englobam noções de inglês, espanhol, português, abordagem, etiqueta, entre outros.

A Associação Estadual dos Empregados Domésticos e Similares de Mato Grosso tem seis meses de funcionamento no Estado e conta com 1.200 associados.

A presidente da AEEDS/MT, Wilza Sodré agradeceu o apoio da senadora Serys e destacou que a presença dos inscritos na aula inaugural significava uma conquista “não só da associação, mas de cada um daqueles que estão em busca de melhores oportunidades”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet