Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Assembleia homenageia personalidades

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso inicia nesta terça-feira (02) um circuito cultural com a Edição-2010 da exposição “Mulheres Mato-grossenses... e que Mulheres!” em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo dia 08.


O conjunto do trabalho enaltece este ano duas mulheres que se tornaram exemplos de pioneirismo no estado para representar todas as mato-grossenses: Nilza Queiroz Freire – primeira mulher a assumir a presidência da Academia Mato-grossense de Letras nos quase 90 anos da instituição – e Sueli Batista, que inovou no trabalho de massificação do universo feminino através da mídia. Juntas, elas reúnem experiências vitoriosas de ações que as destacaram.

Até à tarde do próximo domingo (07), o trabalho ficará exposto na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na Avenida do CPA. No dia 08 ele estará presente em duas solenidades alusivas à data. A primeira em sessão especial na Assembleia, no plenário René Barbour, com início previsto para as 15 horas e com descerramento de placas pelas homenageadas. À noite, de volta à OAB, prestigiará a posse da Comissão do Direito da Mulher em solenidade marcada para as 19 horas.

De 09 a 11, a mostra ficará exposta na sede da Governança Municipal de Cuiabá, bairro Poção. Ainda no dia 11 ela estará às 19 horas no Sebrae-Centro de Eventos do Pantanal, a pedido da BPW, retornando à AL no dia 12 onde permanecerá aberta à visitação até o dia 31.

“A mostra ‘Mulheres Mato-grossenses... e que Mulheres!’ não limita a homenagem apenas às nascidas em Mato Grosso, mas – de forma abrangente – às que se destacaram no estado. Na mesma ocasião, também é feita uma homenagem à Sala da Mulher da Assembleia, coordenada desde 2009 pela Sra. Janete Riva”, salientou Ísis Catarina Brandão – superintendente do Instituto Memória do Poder Legislativo (IMPL), responsável pela organização do evento.

Com a atual edição da exposição, a Assembléia Legislativa e o Instituto Memória ampliam o cenário de desbravadoras, intelectuais, pioneiras nas mais diversas áreas e idealistas, entre outras representantes sobre as quais poderá ser conhecido mais no IMPL. Entre elas, estão:

- Tereza Benguela, líder quilombola que comandou por 27 anos o quilombo do Quariterê, na região mato-grossense do Guaporé, nos idos do Século XVII

- Shelma Lombardi de Kato, primeira mulher a atuar na magistratura de Mato Grosso, além de primeira mulher a ser desembargadora e corregedora-geral de Justiça no estado

- Oliva Enciso, a primeira mulher a se eleger deputada em Mato Grosso

- Doninha do Tanque Novo – de líder religiosa que provocava romarias ajudando necessitados, em Poconé, a perseguida política por comandar levante contra o Regime Vargas nos Anos 30, em Mato Grosso

- Maria Nazaré Hann, única mulher a exercer seis mandatos consecutivos como vereadora – o maior número no estado (Câmara de Cuiabá)

- Leila Boccoli, primeira juíza presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT – 23ª Região) e

- Lígia Borges, a primeira prefeita eleita em Mato Grosso (Rosário Oeste)

- Jane Vanini – cacerense estudante de Ciências Sociais se engajou à resistência armada contra a ditadura militar, comandada por Carlos Marighela, foi assassinada pela Marinha do Chile e reconhecida como “vítima da violência política” daquele país
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet