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Domingo, 28 de abril de 2024

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RECONHECIMENTO

Paulo Taques ministra palestra em congresso de estratégias eleitorais

O advogado Paulo Taques ministra palestra sobre a utilização da assessoria jurídica dentro da estratégia de campanha e durante o 9º Congresso Brasileiro de Estratégia Eleitoral e Marketing Político, realizado entre os dias 23 e 24 de abril, no Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza (CE). Taques é único palestrante da região Centro Oeste.


Taques pretende levar casos reais que ocorreram nas campanhas, das quais participou ao longo dos últimos 16 anos, e mostrar como é possível criar uma proteção jurídica em torno do candidato, desde o período pré-eleitoral, e apontar meios de usar a própria legislação eleitoral contra os adversários.

Em entrevista ao Olhar Direto, advogado conta que também deverá mostrar como funciona a participação da assessoria jurídica na preparação dos programas eleitorais, além da relação com as demais assessorias do candidato. “O mais difícil é disciplinar as demais assessorias. O advogado sempre é considerado o mais chato do grupo, por não permitir muitas coisas, mas é preciso preservar o candidato de desgastes com a legislação”, afirmou.

Taques tem formação em marketing político-eleitoral, atua em campanhas majoritárias e proporcionais desde de 1994, quando assessorou o ex-governador Dante de Oliveira (já falecido). Em 1998, participou da campanha do ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Júlio Campos (DEM), quatro anos depois acompanhou Jonas Pinheiro (DEM) na disputa pelo Senado e em 2008 foi advogado dos candidatos Murilo Domingos, prefeito reeleito de Várzea Grande, e Mauro Mendes (PSB).

O congresso

Durante os dois dias do encontro serão discutidos temas relacionados à eleição, tais como técnicas de comunicação com o eleitorado, relacionamento com a imprensa, participação em debates, uso do rádio, televisão e internet, pesquisas eleitorais e planejamento de campanhas, estratégias jurídicas para campanhas eleitorais e telemarketing. Também serão tratadas as novas regras da legislação eleitoral vigente no ano de 2010.

O congresso, promovido pela empresa Marketing Político e Companhia, com apoio institucional da Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP), se consagra como um evento de magnitude na área, promovendo o debate e a democratização do acesso a conhecimentos relativos ao marketing político a fim de gerar a modernização das campanhas eleitorais brasileiras, superando práticas e vícios inaceitáveis.

Segundo Aurízio Freitas, consultor político e diretor da ABCOP no estado do Ceará, o marketing político aproxima o candidato do eleitor. “As eleições no Brasil estão mudando. As práticas da política tradicional já não são suficientes. Em plena sociedade da informação, o eleitor é muito mais exigente e participativo”.

Cerca de 500 participantes estão sendo esperados pela organização do evento, que está voltado para partidos políticos, candidatos que disputarão as eleições no ano de 2010, imprensa em geral, estudantes universitários de áreas afins ao marketing político, movimentos sociais e entidades sindicais. Para maiores informações e inscrição no congresso, os interessados devem acessar o endereço eletrônico: www.estrategiaseleitorais.com.br ou manter contato pelos telefones (85) 3224-1838 e (85) 4101-9189.
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