Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Novo ministro da Agricultura promete visita a Mato Grosso em maio

O novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wagner Rossi, deve visitar Mato Grosso em maio. O convite partiu do deputado federal Homero Pereira (PR), que fez, nesta terça-feira (06.04), a primeira visita após a posse do ministro.


O parlamentar afirmou ser importante para Mato Grosso que ministro verificar in loco o quadro preocupante da falta de armazenagem e a iminência de um colapso no Estado devido à supersafra de milho e grão.

“Em razão dos preços baixos da soja, a comercialização está em ritmo lento. Os grãos ocupam quase toda a capacidade instalada dos armazéns. Além disso, temos milho do ciclo anterior ainda estocado, obstruído quase que totalmente os espaços. Se o governo não der uma resposta em prazo adequado haverá grandes prejuízos aos produtores”, justificou o parlamentar.

Wagner Rossi disse estar disposto e muito interessado em ir aos municípios produtores matogrossenses. “Podemos juntos construir um instrumento capaz de escoar essa produção. Já que não temos mesmo condições de atender 100% da demanda atual”, disse.

Rossi disse estar estudando um Prepo (Prêmio Equalizado Pago ao Produtor) da exportação, para tirar o produto da propriedade e colocá-lo no navio, equalizando o custo logístico do Estado.

De uma safra de 8,5 milhões de toneladas de milho produzidos em Mato Grosso em 2009, 7 milhões receberam intervenção do governo, desses 6 milhões continuam em estoques públicos.

Homero Pereira disse que se o governo resolver o problema do escoamento as operações de comercialização são resolvidas pelo próprio mercado.

O deputado convidou ainda o ministro para aproveitar a visita em regiões produtoras de Mato Grosso para participar do maior evento da pecuária do Brasil o Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec), em sua 6ª edição, a ser realizada entre 3 a 5 de maio.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet