Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

DORAGARÇAS

Prefeito ignora Doragarças e baixa salários de servidores

Uma nova liminar obtida pela prefeitura de Barra do Garças está tirando o sono de servidores municipais da Educação que tiveram os seus salários novamente reduzidos há dois meses. A polêmica envolve os funcionários que fizeram o programa de profissionalização chamado Doragarças, semelhante ao Arara Azul oferecido pelo Estado. Entretanto, a oposição diz que o prefeito barra-garcense, Wanderlei Farias(PR), estaria tentando na Justiça derrubar o programa e conseqüentemente cortar as gratificações de motoristas e professores que fizeram a capacitação.


O vereador de oposição, Odorico Kiko(PT), atribui essa briga a questão política, pois o Doragarças que homenageia a professora Doralice Escolástico, foi criado dentro do governo do ex-prefeito Chaparral(PC do B). Segundo o vereador, tão logo Wanderlei assumiu, o prefeito republicano baixou uma portaria cortando a gratificação de 22 dos 44 servidores que fizeram o Doragarças. De imediato, o Sindicato dos Trabalhadores na Educação(Sintep) e o Partido dos Trabalhadores(PT) recorreram no Tribunal de Justiça, em Cuiabá, obtendo uma liminar para suspender a portaria do prefeito e retornar a gratificação aos servidores.

A briga jurídica sobre a validade ou não do Doragarças continuou e o prefeito recorreu novamente desta vez conseguindo uma nova vitória, em janeiro de 2010. Uma nova liminar desta vez concedida na comarca de Barra, pelo juiz Gledson de Oliveira Crisoste Barbosa, suspende novamente a gratificação dos servidores causando indignação da categoria. Entretanto, devido ao medo de repressão, ninguém dos servidores se manifesta sobre o assunto.

O vereador Kiko ressaltou que não existe nada de errado no Doragarças que simplesmente deu oportunidade para alguns motoristas e monitores de creches envolvidos com a Educação ganhem um pouco a mais. Em média, o salário do motorista que é de 600,00 pelo do Doragarças seria de 1.100,00. O petista condena atitude do prefeito que estaria usando dois pesos e duas medidas, ao se referir ao fato dele somente diminuir os salários de 22 dos 44 citados no processo. “Parece que escolheram a dedo quem teria o salário achatado” protesta.

A secretária-adjunta da Seduc, Fátima Resende Aparecida, esteve em Barra do Garças e lamentou atitude do prefeito que tenta atropelar o Doragarças. Ela lembrou que foram 127 servidores que participaram do programa de profissionalização da Educação feito por uma prefeitura de forma inédita. A secretária-adjunta espera que essa briga termine logo e se possível com a gratificação sendo incluída novamente nos salários dos servidores que preferem o silêncio para não serem perseguidos pelo prefeito.

Na época, o assessor jurídico do prefeito, Edmar Júnior, explicou que a denúncia contra o Doragarças foi anônima sendo encaminhada ao Ministério Público que pediu que o gestor se manifestasse caso contrário responderia por improbidade administrativa.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet