Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Deputado de MT quer acelerar votação de projetos de iniciativa popular

O deputado federal Eliene Lima (PP) quer tornar as leis de iniciativa popular em caráter de urgência, ao invés de caráter de prioridade como nos dias atuais. Por meio do projeto de resolução 223/2010, o parlamentar de Mato Grosso quer alterar o artigo 151 do Regimento Interno da Câmara, ao instituir que as propostas elaboradas pela população, por meio de abaixo-assinado, devem tramitar em regime de urgência-trâmite que dispensa algumas exigências, formalidades e prazos.


A modificação, se aprovada, acelera as discussões e votações das iniciativas legislativas nascidas diretamente da vontade e da mobilização populares. O que beneficiaria projetos como o de número PLP 518/09, intitulado “Ficha Limpa”, previsto para entrar na pauta do plenário da Câmara nesta quarta-feira (07), após seis meses em tramitação. Essa proposta de lei popular se aprovada vai impedir que candidatos condenados judicialmente participem de eleições.

“Hoje os projetos de iniciativa dos cidadãos são analisados em caráter entre o ordinário e o urgente. O que na prática não tem efeito muito significativo, já que elas acabam tendo que dividir espaço nas discussões de proposições também prioritárias, como as de iniciativa dos demais Poderes, da Mesa, de comissão e ainda de todos os que vêm do Senado Federal”, explica Lima.

Tramitação
O projeto de Eliene Lima tramita em regime de prioridade e será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pela Mesa Diretora da Câmara, antes de seguir para o plenário
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet