Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Forum de Governadores da Amazônia realiza quarta reunião em Roraima nesta sexta-feira

O secretário de Planejamento e Coordenação Geral de Mato Grosso, Yenês de Jesus Magalhães, já está em Boa Vista (RR) participando do Encontro de Secretários de Estado de áreas estratégicas da Amazônia Legal e representantes do Governo Federal. A reunião antecede o Fórum de Governadores, que ocorre nesta sexta-feira (13.02), a partir das 9h30, no Palácio Senador Hélio Campos, na capital roraimense.


Este será o 4º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. O governador Blairo Maggi participa do evento, criado pelos chefes Executivos dos nove Estados para ser um espaço de articulação junto ao Governo Federal. Os secretários de Estado discutem uma agenda temática que tem como pauta o transporte aéreo regional, transporte rodoviário e hidroviário, regularização ambiental e fundiária, extrativismo e sistemas de produção e rumos da Política Indígena.

O evento desta sexta em Boa Vista terá três momentos: o 4º Fórum de Governadores, Reunião da Comissão Gestora do Programa Amazônia Sustentável (PAS) e Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Continuam os debates que buscam possíveis soluções aos principais problemas da região, que vão de regularização fundiária, licenciamento ambiental, recuperação de áreas degradadas e mecanismos de compensação, produção de biocombustível, políticas indígenas, funcionamento 24 horas de fronteiras vivas, livre movimentação, Ciência e Tecnologia, entre outros.

Aviação regional na Amazônia, estradas vicinais e transporte hidroviário também são temas em pauta durante o evento, principalmente a serem discutidas pela Comissão Gestoras do PAS, e ainda dois temas relacionados ao setor de transportes: racionalização das estradas vicinais na Amazônia e reestruturação do transporte aéreo regional – incentivos e regulamentação diferenciada

Participam do evento ainda, o ministro de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e coordenador do PAS, Mangabeira Unger, secretária Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades, subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, diretor do Departamento de Articulação de Ações da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente, Mauro Oliveira Pires; diretor do Departamento de Zoneamento Territorial, também do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Vizentin, e representantes do Ministério da Justiça.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet