Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Cassel diz que MP vai trazer novo padrão de ocupação fundiária na Amazônia Legal

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, afirmou hoje que a medida provisória que trata de regularização fundiária na Amazônia Legal vai ser importante para criar um novo padrão de ocupação para as terras da região. A MP foi assinada ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Cassel disse que a Amazônia Legal tem nove Estados e cada um deles tem um padrão de ocupação das terras, e que essas famílias ocupam terras que são da União. "Com isso, vamos resolver o problema de 90% dos posseiros da Amazônia Legal", disse o ministro.

A expectativa de Cassel é a de que, em dois ou três anos, seja possível regularizar 290 mil posses na área da Amazônia Legal. O ministro disse ainda que a medida provisória vai trazer uma estabilidade jurídica para os estados da região.

De acordo com o governo, a regularização das terras na Amazônia é um apelo constante dos prefeitos da região. Há vários municípios localizados em áreas que pertencem à União e, por essa razão, necessitam de regulamentação.

Cassel citou as vantagens decorrentes da regularização fundiária da Amazônia. "Fala-se pouco sobre as 6,7 milhões de pessoas vivendo sem nenhum tipo de direito sobre a terra, apesar de estarem lá há mais de 40 anos. Sem o papel de posse da terra, eles não têm acesso a crédito, mas com a regularização fundiária poderão ter acesso a esse direito."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet