Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Criminal

operação imperador

Defesa pede adiamento do depoimento de Riva; juíza reclama de testemunhas inúteis; veja como foi

27 Abr 2015 - 13:30

Da Reportagem Local - Arthur Santos da Silva/Da Redação - Jardel P. Arruda

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Defesa pede adiamento do depoimento de Riva; juíza reclama de testemunhas inúteis;  veja como foi
O depoimento do deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM) na ação contra o ex-deputado estadual José Riva (PSD) está previsto para às 17h desta segunda-feira (27), no Fórum de Cuiabá. Além dele, outras oito testemunhas de defesas também devem ser ouvidas. As audiências tem previsão de começar às 13h30.

Leia mais: 
Testemunhas de Riva reforçaram tese da acusação, avaliam promotores

Este é o quarto dia de audiências relativas à Operação Imperador, o segundo só com testemunhas arroladas pela defesa. O caso culminou com a prisão de José Geraldo Riva por suspeita de desvio de mais de R$ 60 milhões dos cofres públicos em um esquema de fraudes em licitações.

O Olhar Direto/Jurídico acompanhará tudo em tempo real. Acompanhe por aqui:

15h31: Audiência encerrada.

15h13: A defesa abriu pedido para que José Geral Riva seja ouvido após as testemunhas.

15h10: As oitivas de Pommont e do deputado Dilmar Dal’Bosco também foram remarcadas para terça-feira (28), a partir de 13h30. O parlamentar está em viagem e comunicou que não poderia comparecer nesta segunda-feira (27).

15h07: A magistrada avaliou que uma remarcação do depoimento de Jeferson é inútil e indeferiu o pedido. Por outro lado, remarcou o depoimento de Clarice para o dia 05 de Maio, mesmo dia em que há previsão do depoimento de Guilherme Maluf, atual presidente da Assembleia Legislativa. Os advogados de defesa possuem 48 para entregar um novo endereço da depoente.

15h04: Jeferson é empresário, que também concorreu em editais da AL.

15h03: Clarice seria uma ex funcionaria da hexa e poderia provar a regularidade da empresa.

15h02: "Nos primamos pela celeridade, mas também primamos pelas provas que achamos necessárias" afirmou Valber Mello. A defesa insiste na oitiva do Jeferson e Clarice Pereira Leite.

15h00: A magistrada deixou consignado que o ônus da prova é da acusação. O interesse do juízo não seria, então, pender para algum lado. "Aqui não é local de ficar brincando com a pauta". A intenção, segundo a Selma, não é prejudicar os advogados da defesa de Riva. É buscar saber o objeto da prova, para remarcar os depoimentos.

14h52: Segue o empasse e uma briga de retórica. Vale ressaltar que José Geraldo Riva só prestará depoimento após todas as testemunhas serem ouvidas. Enquanto isso, a audiência com ele é protelada.

14h50: A magistrada pede para defesa desistir dos depoentes não encontrados. Marcio Bastos Pommot e Jefferson Luiz de Oliveira não foram encontrados. Selma afirma que precisa saber qual o objeto da prova para analisar se precisa ou não marcar uma nova data.

14h47: A juíza Selma Rosane Arruda pede que a defesa decline do objeto da prova.

14h45: A magistrada pergunta qual o objeto para que os depoentes sejam ouvidos. Para ela, os depoimentos estão produzindo provas inúteis. Valber explica que existe um dispositivo legal para que provas sejam produzidas pela defesa.

14h40: A juíza não pergunta e o depoimento foi encerrado.

14h32: Começa o depoimento de Yeso Bento Ramos, dono da Ultra Comércio. Ele afirma conhecer Riva como homem público, apenas. Ele participou de editais da Assembleia em 2006, mas não foi vencedor.

14h28: Pedro Paulo responde que conhece por relações comerciais. Ele também salienta não ter participado de nenhuma das licitações supostamente fraudadas. Nem o MPE, nem a juíza Selma Rosane Arruda, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, quiseram perguntar. Depoimento encerrado.

14h25: Começa o depoimento de Pedro Paulo Antonieto, dono da empresa Agenda Serviços, que também participou de editais da AL em 2005. Ele também nega conhecer José Riva. Valber pergunta se o depoente conhece o Elias ou o Jean Carlos Nassarden – irmãos e vencedores de editais suspeitos de terem sido fraudados.

14h22: Primeiro depoimento encerrado.

14h21: Ele também afirmou que nunca reparou características suspeitas no descarte. Após isso, o MPE assume as perguntas. Todas sobre os aspectos técnicos do trabalho. O motorista mostra segurança nas respostas, apesar de não se lembrar de quando começou a prestar serviços para a Assembleia Legislativa.

14h18: O advogado de defesa, Valber Melo, pergunta sobre a função empenhada por José Vanderlei. A testemunha responde que trabalha há mais de 20 anos com reciclagem e que era responsável pela coleta, mas não tem a recordação exata do volume de descarte.

14h15: A audiência começa com atraso. O primeiro a ser ouvido é José Vanderlei, motorista da empresa de reciclagem, responsável por retirar o material de descarte. Ele afirma que não conhecia Riva, tendo no máximo um relacionamento profissional.

14h05: Outros três deputados foram arrolados pela defesa. Como possuem foro privilegiado, eles possuem a prerrogativa de escolher uma data para serem ouvidos. Guilherme Maluf (PSDB), que confirmou a data de 05 de maio para prestar depoimento; Romoaldo Júnior (PMDB) 28 de maio; e Mauro Savi (PR) em 23 de junho. Os dois últimos marcados às 13h30.

13h47: Para ler a cobertura completa dos três depoimentos de sexta feira clique AQUI, ou para um balanço final clique AQUI.

13h45: O trio deu detalhes de como funciona o processo para selecionar documentos para o descarte. Tudo segue critérios de uma lei aprovada em 2012, mesmo ano em que Riva foi afastado da presidência por suspeita de improbidades administrativa.

13h42: Na sexta-feira (24), três membros da comissão de descarte que teriam participado da destruição dos documentos que o Ministério Público Estadual queria como prova prestaram depoimentos: Joel Evangelista dos Santos, Clesso Barros e Isis Catarina Martins Brandão.

13h39: Além de Dilmar, estão previstos para serem ouvidos Edipson Murbek, Álvaro Gonçalo de Oliveira, Yeso Bento Ramos, Yeso Bento Ramos, Clarice Pereira Leite, Pedro Paulo Antonieto, Marcio Bastos Pommot e José Vanderlei Bertoncello.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet