Olhar Jurídico

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Geral

Perri discute melhorias do judiciário com cerca de 80 magistrados

Cerca de 80 juízes do polo de Cuiabá participarão de uma reunião com o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Orlando Perri, no próximo dia 10 de julho. Na ocasião, o desembargador vai ouvir sobre as principais dificuldades encontradas pelos magistrados e sobre boas práticas aplicadas na região. Também vai conhecer quais as reais necessidades dos juízes e fóruns para os próximos seis anos, 2015/2020.

A reunião precede a audiência pública de 11 de julho, que vai reunir operadores de direito, autoridades de população para também expressar suas necessidades e anseios. Serão convidados os juízes que estão lotados nas comarcas de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Poconé e Santo Antônio.

A ação visa aproximar o Poder Judiciário ainda mais da população e busca uma forma de melhorar a entrega da prestação jurisdicional.

Esta reunião foi realizada em todos os 10 polos que já receberam a audiência pública. Na maioria dos locais as maiores preocupações dos magistrados foram acerca da segurança e estrutura física dos prédios que abrigam a justiça e a necessidade de mais servidores e magistrados.

Em todos os locais Perri lembrou que muito dos pedidos já estão sendo resolvidos mesmo antes de findar as audiências públicas. Por exemplo, no caso dos novos juízes, há um concurso de ingresso em andamento para dar posse a 12 novos magistrados, com estimativa de chamar um número maior de profissionais. Até setembro todas as fases do concurso já devem ter terminado.

Com relação aos servidores, Perri afirma que também está em andamento um processo de remoção precedente ao concurso de ingresso. O certame deve ter início no segundo semestre de 2014 e serão oferecidas pelo menos 250 novas vagas, sendo 30 para analistas e 220 para técnicos. Toda a mão de obra será utilizada para abastecer as comarcas e amenizar o déficit de servidores, principalmente no interior do Estado.

O desembargador lembrou ainda que outro reforço está sendo dado com o recrutamento de estagiários e o credenciamento de juízes leigos, conciliadores, assistentes sociais e psicólogos. Já no quesito segurança e estrutura física os casos foram tratados pontualmente, dependendo do apontamento feito pelo magistrado.

Em Cuiabá, a audiência pública será realizada em 11 de julho, às 14h, no Auditório do Fórum Desembargador José Vidal. O espaço é democrático e dá à população a oportunidade de expressar suas sugestões, críticas e anseios quanto à atuação da justiça na região.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet