Olhar Direto

Terça-feira, 28 de maio de 2024

Notícias | Política MT

COMANDO TRINCADO

Vereadores desejam investigar Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá em votação da LDO e sobre gastos da Casa

Foto: Walter Machado / Câmara de Cuiabá

Nos bastidores do Palácio Pascoal Moreira Cabral, os rumores são de que entre 75% e 80% da verba destinada a custeio e investimentos, para 2013

Nos bastidores do Palácio Pascoal Moreira Cabral, os rumores são de que entre 75% e 80% da verba destinada a custeio e investimentos, para 2013

A bancada governista avalia a criação de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) para investigar atos da Presidência da Câmara de Cuiabá: uma para apurar se o presidente da Mesa Diretora, vereador João Emanuel Moreira Lima (PSD), teria cometido ou não irregularidades na condução do processo legislativo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada em 27 de junho, quanto o texto original enviado ao prefeito Mauro Mendes (PSB) recebeu várias emendas. E, outra, com foco mais amplo, é a CPI da Grilagem, para investigar o período de gestão do vereador João Emanuel na Secretaria Municipal de Habitação. Existe ainda uma terceira, não confirmada por falta de assinaturas, que seria para investigar os gastos da atual Mesa Diretora da Câmara.


Leia também: Secretário de Mauro Mendes acusa presidente da Câmara de Cuiabá de “só pensar em dinheiro” 

As outras duas comissões, com requerimentos formalizados, tanto a CPI do Processo Legislativo quanto a CPI da Grilagem, já dispõem de assinaturas suficientes para serem instaladas.

As propostas de CPIs partiram do vereador Júlio Pinheiro (PTB) e agradaram em cheio à bancada governista, principalmente ao líder do Executivo na Câmara, vereador Leonardo de Oliveira (PSD).

“Seria uma oportunidade do nobre presidente explicar certas coisas nebulosas durante sua gestão na Secretaria Municipal de Habitação”, insinua Pinheiro, deixando no ar a suspeita de irregularidades.

Júlio Pinheiro disse que João Emanuel tem de explicar melhor os gastos da Câmara Municipal. “No meu tempo, todos viviam me cobrando isto e aquilo. Nunca teve gestão transparente como a minha, em que as contas era publicadas em balancetes mensais. Agora, desafio quem quiser pedir um balancete do que foi pago nos últimos meses, detalhadamente. Duvido que receba sem a explicação sem uma série de exigências absurdas”, resume Pinheiro.

Nos bastidores do Palácio Pascoal Moreira Cabral, os rumores são de que entre 75% e 80% da verba destinada a custeio e investimentos, para 2013, foi consumida em menos de oito meses.

Assinaram as CPIs os vereadores Leonardo de Oliveira (PTB), Adevair Cabral (PDT), Haroldo Kuzai (PMDB), Dilemário Alencar (PTB), Luiz Henrique (PRTB), Adilson da Levante Machado (PSB), Júlio Pinheiro (PTB), Wilson Kero Kero Nonato (PRP), Lueci Ramos (PSDB), Orivaldo da Farmácia Júlio Alves (PRP), Faissal Kalil (PSB), Vanderlei Alves de Moraes ‘Derlei Primo’ (PRTB) e Domingos Sávio Parreira (PMDB).
.
Outro lado

João Emanuel não atendeu nem retornou às ligações da reportagem do Olhar Direto. Especificamente sobre a sua passagem pela Secretaria de Habitação, em entrevista anterior ao Olhar Direto, ele citou que suas contas foram aprovadas no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e que isso teria contribuído para que fosse o vereador mais votado do pleito de 2012, na Capital.

João Emanuel se vê às voltas com mais duas Comissões de Inquérito, na Câmara Municipal: a CPI dos Maquinários, que já está funcionando,sob a presidência do vereador Toninho de Souza (PSD); e a CPI do Saneamento, requerida pelo vereador Renivaldo Nascimento (PDT), que foi criada, mas não instalada.

Veja íntegra do requerimentos abaixo:

Ofício 1

Ofício 2

Ofíco 3
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet