Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Política MT

MAIS VIOLENTA DO CENTRO-OESTE

Prefeito prevê redução da violência em Sorriso por meio de rede de proteção aos jovens e parceria com estado

Foto: Assessoria

Prefeito prevê redução da violência em Sorriso por meio de rede de proteção aos jovens e parceria com estado
Com o apoio do estado e adoção de políticas educacionais e sociais, o prefeito de Sorriso (420 Km de Cuiabá), Aria Lafin (PSDB), disse acreditar que o município conseguira em 2024 reverter o número alarmante da violência. Mais rico município do agronegócio brasileiro, Sorriso tornou-se desde o ano passado epicentro de uma guerra entre facções criminosas que a transformou na cidade com mais mortes violentas do Centro-Oeste brasileiro e uma das líderes no ranking no país.


Leia também
Botelho tenta reunião para resolver impasse no União ainda nesta quinta; PRD pode ser alternativa


Com 78 mortes violentas, sendo 67 homicídios, uma após lesão corporal e dez por resistência, de acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Sorriso virou o epicentro da guerra entre facções no estado. Diante do cenário, Lafin decidiu reforçar as ações que cabem ao município, em especial, na área da educação e do social, já que a segurança pública é de responsabilidade do estado.

"Fazemos reuniões com o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública, composto pelo Ministério Público, juízes, Defensoria, Polícia Militar, Polícia Civil, PRF, Guarda Municipal e Conselhos. A gente debate de forma direta com a sociedade esse problema que estamos enfrentando", disse ao Olhar Direto.

"O que compete ao município é aumentar a rede de proteção aos jovens e adolescentes que estão sendo alvos dessas facções. Todas as ações do município em conjunto com o governo estão resolvendo o problema. Se continuarmos trabalhando na rede de proteção, fazendo um mapa de onde ocorre os principais problemas e com a atuação das Forças de Segurança, creio que em 2024 nós vamos fechar o ano bem menor do que aconteceu em 2023", acrescentou.

Além disso, de acordo com o prefeito, a Secretaria de Cultura, implantada em 2023, chegou a atender 2,3 mil alunos no ano passado. Para 2024, a meta é ampliar para 5 mil atendidos, com aulas de balet, flauta, fanfarra, teatro e outras atividades.

"​Aumentamos a contratação de professores de Educação Física; 49 novo profissionais. Estou substituindo campos de futebol de areia para campos de gramado sintético, para atrair a garotada dos bairros mais distantes. Para que quando não estiverem na sala de aula, que sejam captados por um professor de Educação Física", detalhou.

Lafin ainda ressaltou o reforço nos recursos destinados à Secretaria de Assistência Social. "Com a Polícia Militar, nós estamos pagando por jornada delegada, para que o comandante possa convocar o policial no horário de folga e pagar hora extra com o dinheiro do município. Estamos construindo a nova sede da Força Tática, com recursos do município, por meio de TAC", explicou.

"Entregamos a Delegacia de Polícia Civil ano passado, com a presença do governador, com recursos do município. Em contrapartida, o estado aumentou de dois para quatro delegados. Estão indo escrivães e detetives aprovados no último concurso", pontuou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet