Olhar Direto

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Tragédia

Sepultado corpo de soldado que morreu durante treinamento em MT

Foi sepultado, às 16h da tarde deste domingo (25), no Cemitério de São José, no bairro do Trapiche da Barra, o corpo do soldado da Polícia Militar Abinoão Soares de Oliveira, que havia chegado nesta madrugada a Maceió. Durante todo o dia, familiares e companheiros de corporação e da Força Nacional deram o último adeus ao PM. Ele pertencia ao 4º Batalhão e faleceu na manhã deste sábado (24), na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, depois de participar de um treinamento de ‘Tripulante Operacional Multimissão’. Segundo o laudo do IML de Cuiabá, a causa da morte do PM foi 'asfixia mecânica', ou seja, afogamento.


Durante o cortejo até o cemitério, a esposa, os três filhos, tios e demais parentes do policial militar se emocionaram bastante e se diziam inconformados com a perda. Apesar de morar em Brasília, já que estava cedido para a Força Nacional há três anos, o PM foi sepultado em Maceió porque aqui era a sua terra natal.

E o seu sepultamento ocorreu com honras militares. Houve salva de tiros feita por policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e o corpo dele seguiu para o São José sobre um carro de bombeiros.

O PM

Abinoão Soares de Oliveira tinha 34 anos e deixa esposa e três filhos, um de 9, outro de 11 e o mais velho de 15 anos. A família, toda alagoana, residia em Brasília desde 2007.

O policial militar havia entrado para a corporação em 2002 e, há três anos, foi cedido para a Força Nacional.

Inquérito

De acordo com o major Josilei Albino Gonçalves, da Secretaria Nacional de Segurança Pública e a quem Abinoão Soares era subordinado, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso informou que um inquérito foi aberto para apurar as causas da morte do soldado. Um delegado especial da Polícia Judiciária Civil e um oficial da Polícia Militar foram designados para investigar se a ocorrência foi realmente um acidente.

“Queremos deixar claro que o policial recebeu todo o atendimento necessário, sua morte não foi causada por falta de socorro. O que aconteceu é que ele estava em treinamento num lago muito fundo e o teste de flutuação e resgate exigia que os alunos permanecessem por mais de meia hora sem se encostar em nada. Ele terminou se desesperando, chegou a se afogar, mas foi resgato consciente e ainda conversando. Entretanto, apesar de sabermos que o atendimento emergencial foi prestado, uma investigação policial será realizada”, explicou o oficial, que veio na comitiva da Força Nacional de Brasília, formada por 36 pessoas.

Os três militares que também participavam do curso de treinamento e estavam no momento da ocorrência deverão ser as primeiras ouvidas no inquérito.

Elogios

Major Gonçalves não poupou elogios ao soldado Abinoão. “Ele é o terceiro homem que a Força Nacional perde desde que foi criada há três anos. Lamentamos a sua morte porque o soldado era um profissional esforçado, bom caráter e tinha o sonho de pilotar grandes aeronaves. Ele tinha tudo para crescer”, afirmou.

A tia do policial militar, Marta Masser, contou que a família está inconformada com a perda. “Ele era um menino maravilhoso, trabalhador e esforçado. Sempre quis ser da polícia, desde pequeno, tanto que, assim que completou 18 anos, serviu logo ao NPOR do Exército. Queremos que a polícia investigue a causa da morte do meu sobrinho. Precisamos saber se foi realmente uma fatalidade, um acidente ou se houve negligência”, cobrou ela, que é PM do Batalhão de Eventos.

O comandante da Polícia Militar de Alagoas coronel Dalmo Sena, disse durante o velório que toda corporação está de luto e que Abinoão Soares de Oliveira era um policial exemplar.

O curso

O curso do qual o soldado participava tem o objetivo de capacitar profissionais da segurança pública para atuar em aeronaves de resgate, busca e salvamento, combate a incêndio e ocorrências policiais. Ele seu ofereceu como voluntário para integrar a turma de alunos.

Cortejo seguiu pela avenida Siqueira Campos (Foto: Adelaide Nogueira)
Segundo informações da Polícia Militar, o PM estava à disposição da Força Nacional de Segurança desde o ano de 2007 e, neste final de semana, ofereceu-se para participar de um treinamento de mergulho na lagoa do condomínio Terra Selvagem Golfe, localizada no município de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso.

O Corpo de Bombeiros (CB) e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) estiveram no local da ocorrência para prestar os primeiros socorros ao policial militar. Em seguida, Abinoão foi levado pelo helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) ao Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, mas não resistiu e morreu.



Leia também:

Policiais são vítimas de afogamento durante treinamento (Atualizada)

Causa da morte de policial do Alagoas gera versões contraditórias
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet