Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

CRIME encomendado

Presidente da AMM: morte de prefeito tem cunho político

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Meraldo Figueiredo Sá, pediu providências ao secretário de Estado de Segurança Pública (SESP), Diógenes Curado Filho, para dar celeridade investigações com relação ao assassinato do prefeito de Novo Santo Antônio, Valdenir Antonio da Silva (PMDB), conhecido como Quatro Olhos, que foi brutalmente assassinado com três tiros no peito, na noite do sábado (23), dentro da casa dele. Meraldo afirma não ter dúvidas que o assassinato tenha cunho político.


Meraldo confirmou que já tinha conhecimento das ameaças que vinham sendo sofridas pelo prefeito, provenientes de supostos adversários políticos dele na região, mas disse que o próprio prefeito não acreditava que tais ameaças podiam se concretizar e por isso não tomou nenhuma medida de precaução. Há menos de um mês, Valdenir falou publicamente durante um evento na cidade que estava sendo ameaçado por adversários políticos dele.

Outra hipótese para a motivação do crime, denunciada ao Olhar Direto por moradores da cidade, é que o assassinato pode estar relacionado à dívidas pessoais. Comenta-se no município que o prefeito devia muita gente, inclusive agiotas há bastante tempo e que pode ter sido assassinado por isso.

Segundo informações da Polícia, os dois filhos adolescentes de 13 e 16 anos, estavam na casa e presenciaram o momento em que o pai foi executado com três disparos no peito. O prefeito assassinado vinha sendo alvo de várias investigações do Ministério Público Estadual e respondia a 23 ações. Dentre elas, por desviar dinheiro da administração municipal para pagar despesas de campanha. Ele também teria pago custas médicas pessoais e do filho com recursos da Prefeitura.

No ano passado, as denúncias foram encaminhadas ao Olhar Direto pelo próprio vice-prefeito da cidade, Geraldo Victor de Freitas (PTB), e por ex-secretários que renunciaram aos cargos, ao constatarem as irregularidades na Prefeitura.

Valdemir havia sido afastado em outubro do ano passado do cargo, sob acusação de denúncias de corrupção ativa e desvio de dinheiro do município. O pedido foi protocolizado pela promotora Maria Coeli Pessoa de Lima da comarca de São Felix do Araguaia e deferido pelo juiz Marcos Antônio. Apesar do afastamento ser de 90 dias, em 15 dias o prefeito já havia retornado ao cargo.

O delegado Wiliney Santana Borges, é o responsável pelo caso, e já iniciou as oitivas. Ele começou a ouvir as testemunhas, ainda neste domingo. Os filhos adolescentes já prestaram depoimento na Delegacia de Novo Santo Antônio, e vizinhos e amigos também foram convocados.

De acordo com informações da polícia, dois homens armados invadiram a residência, renderam a família e ficaram de tocaia esperando que o prefeito chegasse. Quando ele chegou, os executores o levaram para outro quarto da casa e deram três tiros no peito. Os rapazes fugiram em uma moto. Valdenir ainda chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet