Olhar Conceito

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

olhar solidário

Instituto que promove inclusão cultural no Pedra 90 cria vaquinha para construção de sede

Foto: Reprodução

Instituto que promove inclusão cultural no Pedra 90 cria vaquinha para construção de sede
Desde abril de 2013, o Instituto Cultural Casarão das Artes (ICCA) trabalha para transformar vidas a partir da inclusão da arte e cultura para a população do bairro Pedra 90. Para continuar resistindo, o instituto criou uma vaquinha online para manter as aulas de teatro e sessões de cinema para as crianças da região, além da construção de uma sede.

Leia mais:
Companhia apresenta espetáculo de teatro de sombras e arrecada dinheiro para vivência no RS


Há seis anos, vários artistas regionais se reuniram para discutir a dificuldade de acessibilidade cultural na periferia de Cuiabá. Após a conversa, o projeto foi materializado em um instituto sem fins lucrativos, depois que algumas apresentações foram realizadas na Praça Cultural e Praça Ana Martinha da Silva, no Pedra 90.

Dentre as atividades realizadas pelo ICCA, estão cursos de teatro, que acontecem todas as terças-feiras e quintas-feiras, e sessões de filme no Cine Clube ICCA Casarão aos domingos. As atividades, gratuitas, promovem também a integração de jovens e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social.
 

A sede em construção

O Casarão das Artes ainda não tem construída a sua sede, e os projetos são realizados no pátio de uma igreja. O Instituto conseguiu a doação de madeiras apreendidas, por  meio da Secretaria de Meio Ambiente, mas eles têm que concluir as obras.

Por isso, o ICCA criou uma “vaquinha” através de uma plataforma online, que recebe as doações. Além da construção da sede, o instituto necessita também de ajuda para manter ativo o cinema e garantir mais apresentações na praça.

“A gente quer mudar um pouco a realidade que a gente vive no bairro. E, até mesmo, trabalhar com questão da visão da mídia, a visão das pessoas quanto a marginalização do bairro, que é visto como  violento. Não é a realidade. Pois nós temos muita cultura, arte e pessoas descentes”, disse um dos idealizadores do Instituto Cultural, Vini Hoffmann.

Sobre

O Instituto Casarão das Artes é uma ação desenvolvida por um grupo de Artistas, desde abril de 2013, após discutir a dificuldade da acessibilidade cultural Nossa meta é tornar uma instituição reconhecida pela liderança, excelência, inovação e impacto social, por meio de ações socioculturais e de inclusão social.

O Instituto Casarão das Artes acredita que a promoção de projetos socioculturais, é uma importante ferramenta de regeneração social, uma grande fonte geradora de cidadania e de integração comunitária entre os bairros e as comunidades de difícil acesso, através de projetos que possibilitem essa inclusão, pois referido projeto certamente despertará a atenção de Bairros lindeiros ao Bairro Pedra 90, promovendo esta integração.

Para ajudar, acesse o link da vaquinha online ou em uma conta no Banco do Brasil:

VINICIUS JOSÉ HOFFMANN BERTUOL
Conta Poupança: 30.116-7
Agencia: 1216-5

Mais informações nos telefones (65) 9 9908 5943 e (65) 9 9909 1601.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet