Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Museu de Arte Sacra

Exposições e seminários convidam visitantes a redescobrir a história de Mato Grosso

Foto: Divulgação

Exposições e seminários convidam visitantes a redescobrir a história de Mato Grosso
Os interessados em cultura africana, arte sacra e memória de Mato Grosso poderão participar nos dias 26, 27 e 28 de setembro do “II Seminário de Museus em Diálogos e conexões”, no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso.

Leia mais: Banco do Brasil está com edital aberto para patrocínio de projetos artísticos

O seminário contará com mesas redondas, palestras e discussões, no qual o público irá debater sobre o tema “Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira”. O objetivo é promover uma reflexão sobre a cultura afro, bem valorizar as práticas sociais e pluralidades dos brasileiros.

Ainda no Museu de Arte Sacra, o visitante pode aproveitar para conferir as cinco exposições abertas em agosto, que continuam até o dia 22 de outubro. Através de fotografias, vídeos e objetos, as pessoas são levadas a uma viagem pelo passado de Mato Grosso.

Na entrada do museu, a primeira exposição conta com poemas de Fernando Pessoa, Caetano Veloso, Vinícius de Moraes, dentre outros. Usando a linguagem poética e versos que contemplam com nostalgia e saudade o passado, o patrimônio cultural é descrito de forma que a importância do preservar, do lembrar e guardar ficam em evidência.

Na segunda sala, as pessoas são convidadas a redescobrir a história da igreja Nossa Senhora da Conceição, desde o lançamento da primeira pedra fundamental, em 1852, até sua restauração em 2008. É destaque nesta exposição os anos por volta de 1867, quando Cuiabá passou por uma epidemia de varíola trazida pelos oficiais que estiveram na guerra do Paraguai. Nesta época, a edificação foi usada como enfermaria para auxiliar os afetados pela doença.

Já nos aposentos que foram ocupados por Dom Francisco de Aquino Corrêa estão expostas 25 fotografias retratando momentos solenes do acerbispo. As imagens datam das décadas de 20, 30, 40 e 50. A mais representativa delas mostra Dom Francisco ao lado do Marechal Candido Mariano da Silva Rondon e os ex-presidentes Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra, no palácio do Catete, Rio de Janeiro.

A exposição “Antiga Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá: uma Viagem ao Passado” também permanece, acrescida de 20 reproduções fotográficas da construção, demolida em 1968. Destacam-se os desenhos da época colonial de 1720 e do império de 1770.

Além disso, foi montada ao final de um grande corredor uma exposição alusiva a Igreja do Rosário e São Benedito, que traz a história, fotos, imagens em madeira e objetos litúrgicos do século XVII e XVIII, usados em celebrações. A exposição conta também com recurso multimídia que vai exibir 22 imagens da Igreja do Rosário e São Benedito datada de 1880 a 1990.

Durante toda a programação também haverá a exibição de filmes e oficinas para grupos escolares e turísticos que participam da programação do agendamento.


Serviço:
Quando: 22 de agosto a 22 de outubro
Onde: Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
Horários: 13h às 19h de segunda à sexta – feira.
Agendamentos Pelo Tel.: 65 3028-6285 / 3028-6286
Entrada: R$ 4,00 (Inteira); R$ 2,00 (Meia)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet