Olhar Conceito

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

NO YOUTUBE

Trio mato-grossense The Chanel's lança videoclipe para "Transmutáveis" neste sábado

Foto: Oscar Júnior

Trio mato-grossense The Chanel's lança videoclipe para
"Isso é Transmutáveis, é a gente evidenciando nossas potências em todas as áreas e contribuindo uma com a outra", revela Lupita Amorim, integrante do trio mato-grossense de dançarinas diversificadas, o The Chanel's. Em um tributo ao vogue e à trajetória do grupo, formado também por Pedro Scarlett e Dan Close, as "Chanel's" lançam seu primeiro videoclipe, o "Transmutáveis", neste sábado (24), às 18h, no canal no Youtube. Além do lançamento, as artistas também promovem uma live, às 17h, no perfil no Instagram, para falar sobre o processo criativo do trabalho. 

Leia mais: 
Estudantes de Comunicação da UFMT promovem evento virtual sobre empreendedorismo e inovação

Contemplada pelo edital MT Nascentes, criado a partir dos recursos estaduais da Lei Aldir Blanc, a obra audiovisual pretende exaltar o cultura Vogue a partir de coreografias enérgicas, figurinos exclusivos e uma música gravada pelas próprias integrantes. "O clipe é dividido em três etapas, com introdução, meio e o encerramento, que chamamos de 'Glamour'. O mais inovador com certeza são as gatas lançando o gogó", disse Lupita ao ressaltar a música inédita que acompanha o videoclipe. 

Com a melodia criada pelo roteirista Wandeir Maurício dos Santos, a música mescla o ritmo frenético do Vogue com as frases cotidianamente usadas por elas. "A música conta com as nossas expressões, muito inspiradas nas referências brasileiras, como por exemplo as músicas de boate da Silvetty Montilla", conta Lupita. 

Para além do destaque musical, a composição visual também se apresenta como um elemento potente no trabalho do grupo. Com cenas gravadas no Museu da Caixa D'Água Velha, localizado na região central da capital, o projeto conta com um trabalho apurado na escolha das roupas e acessórios. 

De um estudo aprofundado, nascem 'looks' glamurosos 

Compondo parte importante do visual do trabalho, as roupas utilizadas pelas integrantes foram desenhadas pelo figurinista Vitor Ozan e contou com a participação direta de cada uma delas. "Todas essas peças formam elementos muito ligados à nossa rotina, a tudo aquilo que a gente gosta e se sente bem. Esse processo de criação foi um dos mais detalhados do clipe, tivemos que olhar com muito cuidado e atenção", compartilhou Pedro Scarlett. 

Em entrevista para o Olhar Conceito, o grupo liberou com exclusividade um dos croquis feitos especialmente para o projeto. Mesclando detalhes em rosa e branco, o figurino contou com a colaboração de todas. "O Vitor nos ajudou a passar todas as ideias que a gente tinha para um croqui, e a partir desse desenho começar a pensar como iríamos confeccionar as peças", relatou o multiartista. 

Croqui feito pelo figurinista Vitor Ozan para o clipe "Transmutáveis"

Com aproximadamente um mês de trabalho diário, principalmente para conseguir encontrar todos os tecidos necessários para confeccionar as peças, o grupo pode ver as ideias se concretizarem. "Já na primeira prova de roupas, sentimos uma alegria bem grande em ver que tudo estava acontecendo. É uma roupa que vai além, que representa, que mostra a nossa história e que apresenta um elemento forte da gente. É tudo muito poderoso", disse Scarlett. 

A ideia inicial do trio era expor todas as peças utilizadas no videoclipe durante a estreia presencial do trabalho, entretanto, com o avanço da pandemia da Covid-19 o ação precisou ser adiada. "Infelizmente não será possível, mas esperamos que em um outro momento a gente consiga expor as peças, como obras de museu", afirmou Lupita. 

Todas querem ser transmutáveis

"As pessoas podem esperar uma coreografia bem enérgica, elétrica e marcante. Teremos muito carão, elementos do Vogue e muito glamour", afirmou Dan Close ao relembrar os momentos da gravação do clipe. Com aproximadamente quatro minutos de duração, o trabalho vai abordar todas as potencialidades de cada uma das integrantes do grupo. 

Foto: Oscar Junior

Incentivadas pelo roteirista da obra, o trio se aventurou em um estúdio de gravação musical para criar algo inédito. "Ficamos horas no estúdio produzindo e fazendo acontecer e foi muito legal ver o resultado final. A gente ficava na dúvida se de fato lançaria a música, mas quando ela se une com a coreografia, é só sucesso", disse Pedro Scarlett. 

O videoclipe estreia neste sábado (24), às 18h, no canal no YouTube do trio. Antes da primeira exibição, as 'Chanel's' vão entrar ao vivo em uma live no Instagram para dialogar sobre o processo criativo do trabalho. Para assistir ao teaser oficial de "Transmutáveis", clique aqui

Diante de um trabalho feito por diversas mãos, o trio também pretende homenagear o fotógrafo e videomaker Oscar Júnior, vítima da Covid-19. O profissional atuou na produção do clipe e no dia 4 de abril acabou falecendo em decorrência da doença. "Ele sempre contribuia com as nossas ideias, era muito atencioso e respeitoso com cada uma de nós. É muito triste, mas queremos que esse lançamento também seja uma forma de homenagem para ele", finalizou Lupita. 


Conheça o The Chanel's

Criado em 2016, quando as integrantes ainda cursavam o Ensino Médio, o trio apostou na união das diferenças para construir não só performances de dança, como também redes de apoio. "A nossa juventude foi e está sendo vivida a partir dessa experiência que a gente tem enquanto grupo", conta Lupita. 

Referenciando a marca de alta-costura francesa Chanel, o trio já se apresentou em eventos, shows e utilizam as redes sociais para divulgar performances de dança criadas pelas integrantes. 

Buscando romper estigmas que atravessam a rotina da população negra e LGBT+, as integrantes procuram difundir o reconhecimento de seus espaços enquanto, nas palavras de Pedro Scarlett, “bixas, travestis, pretas e afeminadas”. Ainda para o artista, o grupo também se forma enquanto uma rede de apoio para as próprias integrantes. 

"O Brasil é o país que mais mata pessoas LGBT+ no mundo. Então para gente que está na linha de frente todos os dias dando a cara a tapa, o único suporte que nos ajuda a continuar e seguir em frente são os nossos laços afetivos e de amizade", finalizou o multiartista. 

Acompanhe a entrevista com o trio: 

 

Serviço: Lançamento do videoclipe “Transmutáveis” do trio The Chanel’s

Dia: 24 de abril 
Horário: 17h (live de lançamento) | 18h (lançamento oficial do videoclipe). 
Local: Canal do YouTube do The Chanel’s
Classificação Indicativa: Livre
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet