Olhar Conceito

Terça-feira, 15 de junho de 2021

Notícias / Artes Cênicas

Grupo atuante em MT

'Taichibanana': Grupo Tibanaré apresenta espetáculo cênico em temporada virtual

Da Redação - Michael Esquer

29 Abr 2021 - 14:31

Foto: Bruna Obadowski

'Taichibanana': Grupo Tibanaré apresenta espetáculo cênico em temporada virtual
O grupo Tibanaré está com o “Taichibanana”, seu mais recente espetáculo, aberto em uma temporada on-line que acontece às quintas e sextas-feiras, às 19h no canal do grupo no Youtube. Criado em 2006, o Tibanaré possui trajetória nacional e internacional, além de percorrer as terras mato-grossenses, onde é conhecido como um dos grupos teatrais mais atuantes. A primeira transmissão acontece nesta quinta-feira (29).

Leia também:
Identidade cuiabana está ligada com a natureza, explica historiador

A encenação promete oferecer uma experiência divertida e dinâmica que, mesmo em tempos pandêmicos, possibilita e provoca interações no público, quebrando a frieza comum às relações remotas entre o artista e o espectador. 

Viabilizada pela Lei Aldir Blanc, por meio de edital da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer - Prefeitura de Cuiabá, o espetáculo, protagonizado pelo ator, diretor e fundador do Tibanaré, Jeffersom Jarcem, a temporada do "Taichibanana" está acontecendo no canal do Youtube do Grupo Tibanaré, com sessões às quintas e sextas-feiras, sempre às 19h (MT).

Em sua versão presencial o público participava espontaneamente de várias cenas, por se tratar de uma montagem cômica, a interação com a plateia era ainda mais essencial. Deste modo, o Tibanaré pesquisou e usou da sua criatividade para agregar, de alguma forma, a participação dos espectadores. "Essa ligação é fundamental na estrutura do espetáculo", garante Jeffersom Jarcem.

Neste formato digital, "Taichibanana" busca reestabelecer essa relação com o público. "Figura", personagem único e condutor da trama, dá o recado com seus trejeitos, caras e bocas, sucumbindo diante do seu descontrole emocional e expondo o seu prazer pela comida, a sua válvula de escape. "Possivelmente este é o  primeiro trabalho cênico realizado on-line em Mato Grosso, com a participação dos espectadores", sugere o ator.



O espetáculo

Na encenação, além da comicidade, a dramaturgia se esparrama em torno de conceitos éticos e sociais, provocando a criticidade. No roteiro, o protagonista, um palhaço, faz caricaturas de sua vida e de acontecimentos recentes, extraordinariamente pertinentes para o atual momento que vivemos.

O seu tema principal perpassa por aspectos como o autocontrole, a inteligência emocional e a conscientização social. No pacote de informações repassadas em cena estão, ainda, uma rotina rígida de meditação, conexões espirituais e rituais de queimas calóricas no modo de viver, assim como, evidencia o estilo de vida contemporâneo que tende a gerar uma crescente artificialização da natureza e sua representação na sociedade.

Com tons sombrios, cômicos e fantasiosos, o espetáculo conta nesta temporada com Jefferson Jarcem na cena, na produção Fernanda Gandes e Cacau Borges, na equipe técnica artística Bruno Botelho, Vitor Cruz (ENTXX Entretenimento) e Ana Carolina. A Trilha Sonora é comandada por Estela Ceregatti e Jhon Stuart, e o figurino desenvolvido pelos estilistas  Joana Rezende e Luiz Pita.

O Sesc Mato Grosso é o parceiro na transmissão das sessões. No dia 07 de maio a transmissão do espetáculo vai acontecer no canal do Youtube do Sesc Mato Grosso.

Interação

Há duas possibilidades de interação ao longo de "Taichibanana". Uma delas é para a "Cerimônia da Gula" (aberta para todo o Brasil), enquanto a outra é para o Duelo de X-Tudão (para Cuiabá e Várzea Grande).

Nas duas há a necessidade de inscrição prévia, que já pode ser feita. O espetáculo é transmitido pelo canal youtube e o artista, junto com os espectadores convidados, entram em outra plataforma que lança as imagens para o canal simultaneamente. E esse mecanismo cênico consegue enriquecer as imagens proporcionando  qualidade e dinamismo no que se vê.

A outra possibilidade de interação possibilita a participação de dois espectadores. Nesse caso, eles terão a oportunidade de se inscrever no duelo do X-Tudão, fazendo uma participação especial. Para acompanhar mais informações das sessões o público precisa seguir o Instagram ou Facebook do @grupotibanare.



Inscrições para o duelo

Estão abertas as inscrições para as próximas sessões: 29/04, 30/04, 07/05 e 08/05, sempre às 19h (horário de Cuiabá) l 20h (horário de Brasília). Para se inscrever basta clicar no link https://bit.ly/3xu1Z4v .

Grupo Tibanaré

O Grupo Tibanaré foi fundado como um coletivo de teatro em 2006. Seu elemento principal é o trabalho do ator e a sua relação com o espectador. Nesses anos de história vem construindo uma estrada fértil pelo Brasil e no exterior, mas sem perder seus encontros pelo interior de Mato Grosso, principalmente nos bairros de Cuiabá, atingindo com seus espetáculos, intervenções, capacitações e eventos como o Festival Zé Bolo Flô de Teatro de Rua e o Encontro: Florescendo Relações.

Além de participações expressivas em festivais nacionais e internacionais, como o 14º Festival Internacional de Teatro de Eskisehir - Eskisehir/Turquia, o grupo marcou presença nas duas principais feiras de negócios do mundo, FITA CHILE - Mercado Iberoamericano de Artes Escénicas para Niños y Jóvenes – Santiago/Chile e @IPAY - International Performing Arts for Youth -  Philadelphia/Estados Unidos.

Já foi premiado em duas ocasiões pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, um Prêmio Funarte Artes na Rua, o Prêmio Brasil Criativo, foi contemplado com sete circulações pelos editais de cultura do estado de Mato Grosso, duas montagens e uma circulação pelos editais municipais de cultura, três circulações estaduais e nacionais pelos editais do Banco da Amazônia, contemplado para o projeto Teatro em Movimento da Petrobras. O Tibanaré também vem desenvolvendo, atualmente, outros projetos nacionais e internacionais, entre eles, a segunda temporada do espetáculo premiado "Passeio Noturno".

Serviço

O que: espetáculo teatral on-line "Taichibanana", com o Grupo Tibanaré
Onde: Canal do Youtube do Tibanaré (CLIQUE AQUI).
Quando: dias 29/04, 30/04, 07/05 e 08/05, às 19h (MT) e 20h (DF)
Interação: através de inscrições no link https://bit.ly/3xu1Z4v
Mais informações: redes sociais do grupo no Instagram e Facebook @grupotibanaré

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet