Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Música

DO YOU LOVE RASQUEADO?

Publicitária traz fofocas e temas cômicos em podcast de bate-papo com convidados

Foto: Divulgação

Publicitária traz fofocas e temas cômicos em podcast de bate-papo com convidados
A publicitária Gabriela Peixoto, 23 anos e o jornalista Fred Fagundes, 37 anos, são donos da Altia Podcasts, uma produtora fundada em Cuiabá, voltada para o segmente que está cada vez mais em ascensão. Com dois programas autorais, fora os produtos desenvolvidos para os clientes, a dupla explora os diferentes formatos de podcasts nos projetos experimentais ‘Quem Matou a Tangerina?’ e ‘Do You Love Rasqueado?’.

Leia mais:
Produtora de podcasts cuiabana cria programa sobre histórias e conquista top 20 no ranking brasileiro

O Brasil é o terceiro país que mais consome podcasts no mundo, somando mais de 30 milhões de ouvintes, conforme aponta o estudo realizado pela CupomValido.com.br, com dados da Statista e IBOPE. Embarcando nessa onda desde o início das produções do formato no país, Fred trabalha com o gênero desde 2010, enquanto Gabriela já ouvia diversos programas desde a mesma época, quando estava no ensino médio da escola.

Para o jornalista, o podcast oferece muitas possibilidades ao ouvinte, pois, independente do que a pessoa gosta, vai achar um formato ou um episódio daquilo que procura.

“O vídeocast foi um estouro nos últimos anos com o auxílio do Youtube, uma mídia que é super presente na cultura de consumo digital do brasileiro. Contudo, não podemos confundir duas-pessoas-conversando-numa-mesa com podcast. O podcast pode ser desenvolvido em formato documental, áudio drama, narrativo, jornalístico e, inclusive, duas-pessoas-conversando-numa-mesa, além de vários outros. A minha dica para o ouvinte é experimentar novos formatos para ouvir e também produzir. O fantástico do podcast é isso: há sempre um programa pra você”, conta Fred.

O podcast comandando por Gabriela, o ‘Do You Love Rasqueado?’ foi lançado em 2021 e já conta com 23 episódios de bate-papos com fofocas, reclamações e reflexões do cotidiano.

“O ‘Do You Love Rasqueado?’ é um programa experimental. Apesar da gente sempre estudar e consumir diferentes formatos para auxiliar os clientes, nada substitui a prática. Então com os programas autorais, temos mais liberdade para acertos e erros, e assim conseguimos direcionar os clientes ao melhor caminho em suas produções”, explica a publicitária ao Olhar Conceito.

Gabriela é a única apresentadora do podcast e recebe, em média, dois convidados por episódio. No mesmo programa, há o quadro "Do You Love News?", um plantão de notícias de Mato Grosso e, às vezes, do Brasil, onde a publicitária discute com o sócio Fred Fagundes, de maneira cômica e satirizada, as notícias mais aleatórias do estado em até 10 minutos.

“Hoje o ‘Do You Love Rasqueado?’ é quinzenal. Até 2022, o quadro "Do you love news?" era postado em qualquer momento, para dar a real ideia de "plantão" de notícias. Como foi bem aceito pelo público e possui uma produção mais simples que o bate-papo, a meta para 2023 é que ele passe a ser semanal”, diz Gabriela.

O podcast aborda temas atemporais do cotidiano, como, por exemplo, “fofocas de gente rica, perrengues de festas, hábitos de vida, sexo ruim e autoestima baixa”. Já no "Do You Love News?", o tema varia de acordo com as notícias.

“Já comentamos, por exemplo, notícias sobre o encontro de salsichas em Cuiabá, a proposta de criação do Dia do Orgulho Hétero, a casa de swing que fechou em apoio ao ex-presidente da República e a participação de Mato Grosso na Cop-17. Os títulos são propositalmente sensacionalistas e os comentários são imparciais, mas nem tanto”, comenta a apresentadora.

A Altia Podcasts

A história de Fred com o segmento começou em 2010, quando o jornalista desenvolveu um podcast corporativa para um shopping de Cuiabá. Mas antes disso, como trabalhava com produção para blogs, ele acompanhou o surgimento e a popularização do formato. Na bagagem profissional, Fred também já desenvolveu podcasts para o Spotify e trabalhou como gerente comercial do “Não Ouvo”, o segundo podcast mais ouvido do Brasil, em 2016.  

Já Gabriela explica que começou a escutar podcasts há quase 10 anos atrás, por meio de programas com episódios de bate-papo para se entreter e aprender temas para as provas do ensino médio. Na época, ela não entendia todo o potencial comercial da mídia. E foi durante a faculdade de comunicação em São Paulo que conheceu o Fred, que era gerente comercial do "Não Ouvo" e passou a enxergar a mídia de forma mais estratégica e comercial.

Quando Fred começou a desenvolver os podcasts exclusivos para o Spotify em 2019, começou a ver a possibilidade da criação de uma produtora em Cuiabá, junto com a sócia. “Nossa meta era, além de popularizar a mídia na região, descobrir talentos e facilitar a vida de quem desejava ter um programa próprio, além de atender o olhar curioso das empresas com produções corporativas”.
 
 
 
 
 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet