Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Música

ENTRE 3 E 5 DE MARÇO

Primeira Feira da Música de Mato Grosso reúne produtores e artistas em debates sobre o mercado

Foto: Divulgação/André Zambonini

Primeira Feira da Música de Mato Grosso reúne produtores e artistas em debates sobre o mercado
Buscando envolver os produtores musicais e promover a reflexão sobre a arte e o mercado no estado, vem aí a primeira edição da Feira da Música de Mato Grosso (FeMus-MT), que acontece entre os dias 03 e 05 de março, no Centro Cultural Casa Cuiabana. O evento visa estimular o ambiente de negócios da música e contará com uma agenda aberta ao público, com palestras, debates, exibição de videoclipes e documentários musicais. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados neste link.

Leia mais:
Zé Ramalho volta a Cuiabá após quatro anos; ingressos a partir de R$ 100

Reunindo profissionais de todos os setores da indústria musical, como artistas, músicos, programadores, estudantes, empresários, técnicos, jornalistas e apaixonados por cultura, a programação contemplará ações como showcases e Rodada de Negócios com convidados do mercado musical e artistas que serão selecionados por meio de chamamento anterior ao evento.

A idealizadora da feira, produtora cultural com foco no segmento musical, Larissa Sossai explica que o evento segue a prática de um circuito consolidado não só no Brasil, mas no mundo. "Feiras e conferências musicais são importantes ambientes para se compreender o novo mercado, indústria e as constantes transformações do cenário musical", ressalta.

Entre as mais importantes dos circuitos nacional e internacional, que inspiram o evento mato-grossense, ela destaca a Sim SP (SP), Formemus (ES), Fimsul (PR), Tum Cult (PR), MIL Lisboa, Womex (Alemanha), SXSW e FIMPro.

De acordo com Silvana Cordova, coordenadora geral do Festival Vambora, a realização da Feira da Música cria um formato diferenciado dentro do Festival. "Precisamos destacar que esta ação não se resume apenas em apresentações artísticas para o público consumidor, mas também em ampliar a prospecção das tendências do mercado da música para seus profissionais", salienta.

Contando com uma rede de apoio, Larissa explica que o objetivo dos organizadores da FeMus MT é promover a inserção da região mato-grossense nesse circuito, fomentar novos negócios e intercâmbio profissional dos artistas e agentes da cultura mato-grossense.

"Diante da inovação constante do circuito musical brasileiro, esperamos com essa iniciativa promover networking e novos negócios para artistas da região mato-grossense e abrir caminho para que eles possam circular por festivais de música de outras localidades", explica. Larissa também está à frente da produção executiva da Lambuza Musical, que é realizadora da feira ao lado do Movimento Vambora.
 
A Feira da Música é realizada pelo Movimento Vambora, com o patrocínio do Governo do Estado e Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer (Secel-MT), com apoio cultural do Sebrae, Sicredi, Assembleia Social e Bateras Beat.

Um dos participantes confirmados no evento é a equipe da produtora musical SUMAC Records. O idealizador do selo, Lucas Oliveira, é um dos convidados a participar de um painel dentro da programação, o "Cena Musical mato-grossense: entraves, desafios e iniciativas que impulsionam a cena".

“Nós da SUMAC ficamos muito felizes em participar desse evento importantíssimo para a música em Mato Grosso. Estamos em uma fase empolgante, o pós-pandemia trouxe uma avalanche de produção cultural. Artistas, marcas e organizações desenvolvendo projetos pautados em economia criativa, quebrando o estigma de que viver de arte é impraticável”, disse o produtor ao Olhar Conceito.

“O painel que vou participar trata disso, um panorama sobre nosso cenário atual, desafios e maneiras de impulsionar a música de modo sustentável, imensa satisfação em ver a música do Mato Grosso se fortalecendo”, complementa.

A programação completa será divulgada em breve, mas alguns nomes do circuito nacional já confirmaram presença, como Barral Lima (MG), produtor artístico e musical, compositor e baixista, que trabalhou em inúmeros projetos fonográficos e shows e Amanda Bittar (SP), que atua no ecossistema da cultura há 11 anos como gestora de comunicação e produtora, além de agentes culturais de Mato Grosso do Sul, interior de Mato Grosso, Belém do Pará e São Paulo. Confira um pouco da programação na galeria abaixo. 
 
Para acompanhar as divulgações da FeMus-MT é só seguir o instagram do Movimento Vambora: @vambora.mt e da Feira: @femusmt. (Com informações da assessoria)
 
Serviço

FeMus MT – Feira da Música de Mato Grosso
Local: Casa Cuiabana
Dias: 03 a 05 de março de 2023
Horário: A partir das 14h
Entrada gratuita: https://www.sympla.com.br/evento/femus-mt-feira-da-musica-de-mato-grosso/1890819
Canais de Comunicação: @femusmt e @vambora.mt
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet