Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

DUE MAMMA

Tia e sobrinha abrem loja gastronômica com venda de massas especiais e transmitem afeto por meio da cozinha italiana

Foto: Reprodução

Tia e sobrinha abrem loja gastronômica com venda de massas especiais e transmitem afeto por meio da cozinha italiana
Duas mães, descendentes de italianas, criadas no seio de uma família matriarcal onde a comida sempre foi sinônimo de afeto e ligação com a terra, resolvem transmitir um pouco disso a mais pessoas e criam a empresa Due Mamma, com a comercialização de massas cruas “verdadeiramente italianas”. São elas, Jandi Dolina e Maiara Mariotto Barros, tia e sobrinha, sócias nessa jornada desde o início, lá em 2020, ainda durante a pandemia, com as encomendas de massas para os vizinhos.

Leia mais:
Casal de chefs lança novo projeto gastronômico com sabores inéditos de sanduíches; conheça

Neste Dia Internacional da Mulher, o Olhar Conceito traz a história dessa dupla que criou uma empresa com colaboradoras mulheres e mães, transmitindo a ligação afetiva da maternidade com a cozinha.

“A gente vem de uma família de mulheres, em grande maioria, somos descendentes de italianos e as nossas mães, tias, avós, todo mundo cozinha. Fomos criadas com esse negócio de fazer comida, principalmente a italiana, que já estava na nossa essência, mas nós não sabíamos disso, eu acho. A gente sempre cozinhou em casa, para nossos filhos, nossa família, mas não profissionalmente. Tomamos rumos diferentes, fizemos faculdade em outras áreas, a enfermagem no caso, até que veio a pandemia e numa encruzilhada de profissões e a maternidade, começamos a fazer massa por encomenda para nossas vizinhas”, inicia Jandi.

Lá em 2020, a empresa dava os primeiros passos e as sócias não imaginavam que tudo aconteceria tão rápido. Com o primeiro anúncio das vendas de massas por encomenda para os vizinhos, muita gente se interessou e a sacada de Jandi virou uma cozinha improvisada com diversos sacos de farinha, para atender toda a demanda dos clientes.

“Foi um caminhão de pedidos, de vizinhos dos nossos prédios também. E foi assim durante uns dois, três meses, atendendo só os vizinhos. As massas eram feitas toda semana e conseguíamos atendê-los. Até que vimos que não daria mais para continuar na sacada da Jandi. E veio a necessidade de ter um local nosso. Mudamos para uma salinha comercial perto de nossas casas e com duas semanas, já vimos que precisaríamos de um local maior”, conta Maiara.

A loja atual da Due Mamma inaugurou em outubro de 2021, localizada na avenida Filinto Muller, e desde então, o local passa por constantes mudanças e reformas para atender aos clientes. No espaço, são oferecidas as massas cruas, molhos prontos e itens de empório para compor uma refeição completa, como queijos, vinhos, sucos, entre outros.

“Aqui nós conseguimos atender mais os clientes na porta, na pronta-entrega, a demanda espontânea e também aumentamos a cozinha, a produção e nossa equipe”, explica Jandi.

“O diferencial da equipe, a geração de renda e distribuição, quando uma empresa cresce, uma família cresce e várias outras famílias são influenciadas também. E hoje, nós temos mais cinco mulheres na equipe e todas são mães. Então assim, é uma coisa legal e acabou sendo uma coincidência mesmo, mas todas se preocupam com a família, com a casa [...] Quando saímos da sacada, acabamos trazendo várias outras mulheres também para o trabalho”, complementa Maiara.



Produtos naturais

Para o processo de criação das massas cruas, Maiara e Jandi contam que desde a infância aprenderam a se conectar com a natureza e cresceram com a essência da ligação com a terra e o ingrediente saudável, o produto natural. “Eu fui criada na roça e o pai da Ma tinha uma fazenda, então sempre tivemos essa ligação com a comida saudável e de verdade”.

“Quando nós começamos a cozinhar para a Due Mamma, fazer as massas, já estava dentro da gente, então continuamos fazendo as massas com os legumes com os vegetais. E hoje é o nosso diferencial. A gente faz a massa de abóbora, beterraba e espinafre”, afirma Jandi.

Com o passar do tempo, tia e sobrinha viram a necessidade de aperfeiçoar o processo de criação das massas e foram atrás de cursos de aprimoramento e técnicas que se aproximam da essência da culinária italiana e da verdadeira massa.

“Durante o nosso aperfeiçoamento, veio a introdução da farinha italiana 00, que a gente usa. A hidratação adequada da massa para obter a melhor qualidade do trigo, para conseguir ter uma massa de qualidade no sentido de textura e sabor. Hoje nós unimos essa essência nossa de valorizar o produto fresco, da terra, com nutrientes, vitaminas, à técnica e à ingredientes de alta gastronomia e às massas italianas, como o ravioli”, conta Jandi.

“A gente conseguiu unir tudo isso, que já vem dentro de nós com o que hoje a tecnologia consegue nos oferecer. Costumamos falar que a Due Mamma é a alta gastronomia com colo de mãe”, complementa Maiara.

Na loja, os clientes conseguem encomendar e comprar todos os itens do cardápio, como massas frescas de diversos sabores, molhos, lasanhas, nhoque, ragu de costela, ragu de ossobuco, e os itens do empório. Também são vendidas massas sem glúten, integrais e lasanhas sem lactose, sob encomenda.

A empresa também oferece a montagem de caixas de presentes com combinações dos produtos escolhidos pelo cliente. E além disso, outro serviço que faz bastante sucesso, principalmente em datas comemorativas, é a montagem dos pratos na louça do consumidor.

“A gente entrega tudo pronto, fazemos as massas cozidas com o molho e deixamos pronto para a pessoa só levar para casa e aquecer no forno e gratinar”, contam as ‘mammas’.

“Nós temos muito a crescer ainda, tem vários clientes que chegam aqui e falam que nunca viram esse tipo de produto em Cuiabá. Sabemos que tem outros locais que vendem, mas acho que é ainda pouco conhecido. A massa fresca e, principalmente, um produto artesanal. No mercado encontramos esses produtos, mas eles têm conservantes e aditivos”, finalizam.



Cursos

Outro diferencial previsto no calendário da Due Mamma é a realização de cursos da massa italiana, onde profissionais e clientes comuns conseguem aprender todo o processo da criação das massas cruas, desde o início, a partir da escolha dos ingredientes certos.

“Nós damos cursos de massa, já tivemos uma edição, mas não foi na nossa cozinha. Foram super receptivos e maravilhosos. Queríamos fazer na nossa cozinha e resolvemos dar um pontapé para construir nossa cozinha-escola. Iremos iniciar o ciclo de cursos agora em março, se tudo der certo. Ensinam desde o primeiro passo, como pesar a farinha, e desde antes de comprar, explicamos tudo sobre os ingredientes”, conta Maiara.

A Due Mamma está localizada na avenida Filinto Muller, nº 302, bairro Popular. O cardápio completo e mais informações podem ser acessadas no instagram @due.mamma ou no WhatsApp (65) 98173-0130.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet