Olhar Conceito

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

sabor único

Pesquisadores criam cerveja de bocaiuva com frutos colhidos no Pantanal de MT

Foto: Reprodução

Pesquisadores criam cerveja de bocaiuva com frutos colhidos no Pantanal de MT
Motivado pela riqueza nutricional e relevância cultural da bocaiuva para as cidades do Pantanal mato-grossense, o professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Cáceres, Admilson Costa da Cunha desenvolveu uma cerveja de Bocaiuva. O produto é considerado inédito no Brasil e foi resultado da pesquisa de doutorado de Admilson no programa de Ciência e Tecnologia dos Alimentos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Leia também
Canto, dança e atuação: atriz cuiabana aprendeu a cantar com avô e interpreta clássicos do teatro musical


Ele desenvolveu a pesquisa sob orientação do professor Cristiano Augusto Ballus. doutor em Ciência de Alimentos. Para proteger a invenção e garantir os direitos autorais do produto, o IFMT, por meio da Agência de Inovação Tecnológica e em conjunto com a UFSM realizou o depósito com pedido de patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

"O objetivo desta invenção foi a produção de uma cerveja adicionada de polpa de  bocaiúva com frutos colhidos em Cáceres, no pantanal mato-grossense. A cerveja apresenta características sensoriais únicas e com forte apelo cultural e regional", afirma o professor Admilson.

Com o nome científico de Acrocomia aculeata, a bocaiuva é encontrada em florestas tropicais do Brasil em estados como Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sendo amplamente espalhada pelas áreas de Cerrado. O seu fruto tem forte ligação com as culturas das comunidades nos territórios em que são colhidos em atividade extrativista.

A polpa ou amêndoa pode ser consumida in natura e é utilizada em diversas tradições culinárias. No Pantanal é componente de receitas típicas de sorvetes, doces, bolos e licores, transmitidas de geração em geração. Segundo o informações do Horto Botânico do Museu Nacional ligado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a polpa da Bocaiuva  é classificada como rica em cobre, zinco e potássio.

De acordo com Admilson, a ideia partiu da experiência do trabalho realizado em projeto de ensino e extensão do IFMT em Cáceres com mulheres camponesas no curso de Formação Inicial e Continuada  de Preparadora Cervejeira Artesanal, no Programa Teresa de Benguela.

Durante o curso, mulheres assentadas e acampadas da Reforma Agrária das comunidades do Facão, em Cáceres, e do assentamento Roseli Nunes, em Mirassol D'Oeste-MT, produziram as cervejas artesanais Cabocla Serrana e Crioula.

"No doutorado eu me dediquei à pesquisa para desenvolver uma cerveja inédita com ingrediente que fizesse parte das culturas dessas comunidades e aí chegamos na produção e caracterização desta cerveja com Bocaiuva. Então, esse é um produto desenvolvido em homenagem às mulheres camponesas do pantanal mato-grossense", afirma Admilson. 
 
O projeto foi aprovado pelo edital de fomento do IFMT nº 95/2023 com financiamento do DPIT  para o desenvolvimento de alto nível de maturidade tecnológica. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet