Olhar Conceito

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

levou R$ 50 mil

Churrasqueiro cuiabano surpreende com corte dianteiro semelhante ao filé mignon e vence MT Steak

Foto: Reprodução

Churrasqueiro cuiabano surpreende com corte dianteiro semelhante ao filé mignon e vence MT Steak
Pensando em valorizar o dianteiro do boi, o açougueiro e churrasqueiro Paulo Sérgio da Cruz venceu o reality MT Steak, que escolheu o corte mais inovador para representar Mato Grosso. O último episódio foi exibido na noite dessa segunda-feira (7). De acordo com Paulo, muitas pessoas ainda sentem receio em usar os cortes dianteiros para churrasco, mas ele conseguiu extrair um corte semelhante ao filé mignon que surpreendeu os jurados. 

Leia também 
Guardião do Canjinjin: militar aposentado produz bebida africana que faz parte da história de Vila Bela


"Meu corte é extraído da paleta grossa, de onde já foi extraído o shoulder, flat iron, é uma carne que vem acoplada em cima da paleta grossa, é como se fosse a picanha junto com a alcatra. Elas não fazem parte do mesmo grupo muscular, mas é uma carne que o aspecto dela parece como se fosse de um filé mignon. Por mais que esse pedaço não tenha gordura externa, como a maioria dos cortes, ele tem uma extrema maciez e muitos ficarão surpresos por saber que é um corte do dianteiro", contou. 

A versatilidade é o grande diferencial do corte apresentado por Paulo no MT Steak. Além de churrasco, a peça bovina pode ser usada em vários pratos, como strogonoff, parmegiana, medalhão e até steak tartare de carne.

"Para mim é um corte bastante comercial porque desde pratos fitness ao churrasco ele vai conseguir atender o gosto de todos. Além do custo-benefício, já que pode substituir o filé mignon em diversas receitas", ressaltou

Desde os onze anos de idade Paulo Cruz trabalha com açougue e hoje se tornou um renomado chef churrasqueiro de Mato Grosso. Morador de Cuiabá, casado e pai de dois filhos, Paulo ressalta que o churrasco faz parte da sua vida e já se tornou seu principal hobby. Já são 20 anos no universo da carne o qual tem paixão e se dedica diariamente.

"É muito prazeroso para mim ouvir dos meus filhos, que sempre ficam ao redor da churrasqueira, que a carne que eu preparo é a melhor que eles comem no mundo. Isso é gratificante demais. Essa conquista é um divisor de água na minha vida, o MT Steak veio para abrir muitas portas para fazer conexão não só com o Estado, mas com o Brasil e outros países, e com certeza ter o reconhecimento que a gente sempre sonhou e correu atrás", afirmou.

Criado pelo Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) o concurso surgiu da necessidade de um melhor posicionamento da carne de Mato Grosso para os consumidores brasileiros e compradores de outros países.

A iniciativa conta o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec-MT) e com a parceria do Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso (Sindifrigo -MT), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet