Olhar Conceito

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

produção papa-banana

'Diamante trufado': queijo artesanal de MT vence maior competição da América Latina

Foto: Reprodução

'Diamante trufado': queijo artesanal de MT vence maior competição da América Latina
O queijo artesanal "Diamante Trufado" (tipo brie) produzido na propriedade "Quinta da Cartucheira", em Nossa Senhora do Livramento (MT), levou a medalha de ouro da ExpoQueijo Brasil 2023, na sexta-feira (25), em Araxá (MG). O concurso é considerado a maior disputa internacional de queijos artesanais da América Latina. 

Leia também
Professor recebe corredor de aplausos e carinho dos alunos ao voltar para sala de aula em Cuiabá; veja vídeo


A competição foi acirrada, reunindo 410 produtores e 1,3 mil queijos de dez países, incluindo Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Itália, México, Nigéria, Peru, Suíça e Uruguai. O resultado final foi divulgado na tarde de sábado (26). 

Os produtos manufaturados em terra papa-banana ainda conquistaram outros dois bons resultados em duas categorias da competição: ouro com o queijo "Esmeralda" (tipo gorgonzola cremoso) e bronze com o "Rubi" (tipo gouda). 

Além dos produtores internacionais, representantes de 22 estados brasileiros também participaram. O produtor Silas Vicente, da Quinta da Cartucheira, explicou que participou da competição pela primeira vez. 

"Participamos do concurso no Brasil pela primeira vez e já conseguimos tal proeza. Sinal que estamos no caminho certo".

Silas é expositor na "Feira É de Livramento'" que acontece todo inicio de mês em Nossa Senhora do Livramento. A ExpoQueijo Brasil 2023 contou com mais de 200 especialistas como jurados, que avaliaram atributos sensoriais dos queijos inscritos, incluindo aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor.

O concurso, que é um reflexo da força do queijo brasileiro e de Minas Gerais como referência mundial no segmento de queijos, é considerado um marco, pois é a primeira vez que uma instituição brasileira, o Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig ILCT), atua como curadora de um concurso internacional.

Além do concurso, a ExpoQueijo Brasil também ofereceu o Fórum Internacional de Produtos da Agroindústria e Agricultura Familiar, onde especialistas discutiram inovações, métodos e práticas para melhorar a qualidade e agregar valor comercial ao queijo artesanal certificado.

O fórum contou com palestras ministradas por especialistas renomados, como Grazia Mercalle, especialista em análise sensorial com vasta experiência na área.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet