Olhar Conceito

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

vídeo viralizou

Produtor rural cria projeto de churrasqueira gigante de 60 metros em comunidade de MT

Foto: Arquivo pessoal

Produtor rural cria projeto de churrasqueira gigante de 60 metros em comunidade de MT
Em 1996, o produtor rural Enio Pasuck, de 50 anos, construiu a primeira churrasqueira redonda na Associação Comunitária Rural Brígida, em Sinop (a 513 km de Cuiabá), com 10 metros de diâmetro. No ano passado, Enio, que é presidente da entidade decidiu inovar com o projeto de uma churrasqueira redonda com 60 metros e uma câmara fria no meio. 

Leia também
Vencedor de competição internacional, médico de Cuiabá começou a fazer queijo com receita do pai: 'MT no pódio'

O vídeo que mostra a churrasqueira gigante viralizou nas redes sociais na semana passada, surpreendendo o produtor rural. Ao Olhar Conceito, Enio explicou que a construção começou em 2022, quando a comunidade que tem 150 famílias decidiu pela reforma. 

“No ano passado precisávamos fazer a ampliação e como ela já tinha bastante defeito, decidimos derrubar e construir uma maior para que pudéssemos atender os eventos. Chegamos ao cálculo de que precisaríamos de 60 metros de boca, teríamos que fazer uma churrasqueira com 19 metros de diâmetro”. 

Durante a execução do projeto, ele percebeu que o centro da churrasqueira ficaria “vazio” e, por isso, decidiu implantar uma câmara fria. “Quando a gente decidiu fazer desse tamanho, como ficaria no centro dela uma parte muito vaga, no primeiro momento pensamos em deixar uma porta para ganhar lenha, mas depois surgiu a ideia de montar uma câmara fria dentro dela”. 

Para ele, a câmara fria dentro da churrasqueira é o diferencial da construção, que tem 6 metros de altura e chaminés externas. “Hoje temos uma câmara fria montada dentro da churrasqueira, a cobertura interna separada e a externa também, as chaminés estão por cima, sem risco de fumaça. É uma obra excelente”. 

Veja o vídeo:
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet