Olhar Conceito

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

sabores criativos

Empreendedorismo na maternidade: doceira de Cuiabá tem brigadeiros de queijo, creme brulée, chiclete e ‘coxinhas’ de morango

Foto: Reprodução

Empreendedorismo na maternidade: doceira de Cuiabá tem brigadeiros de queijo, creme brulée, chiclete e ‘coxinhas’ de morango
Quando descobriu que estava grávida do primeiro filho, há quatro anos, Jeiza Coradini, de 30, decidiu deixar o emprego na Casa Civil para se dedicar à maternidade e ver Felipe crescer de perto. Acostumada a colocar a mão na massa para fazer brigadeiros, ela decidiu aceitar um novo desafio: fazer a primeira encomenda de doces. Não demorou para que a doceria Jeiza Brigadeiros nascesse em formato de delivery em Cuiabá. 

Leia também 
Cineasta francês grava documentário sobre onças 'Jaju e Âmbar' no Pantanal e faz expedição em MT


“Tudo começou com meu filho e com a maternidade, sempre gostei de fazer tudo por conta própria. Então, nos aniversários dele sempre colocava a mão na massa para fazer as decorações e os doces. Comecei a fazer e as minhas amigas que iam começaram a falar que queria que eu fizesse para os filhos delas, mas não era o meu trabalho”. 

Formada em Direito, Jeiza conta que não se identificava com a profissão que estava exercendo antes de engravidar. Por isso, a produção de brigadeiros surgiu como uma forma de se reinventar. No aniversário de três anos do filho, ela deixou a criatividade falar mais alto e a mesa de doces chamou a atenção dos convidados. 

“Fiz os brigadeiros, eram os básicos e tradicionais, só que eu tentava de alguma forma deixar eles diferentes, então fiz com cores diferentes e glitter no tema Homem-Aranha. Não era aquela coisa profissional, cada um era de um tamanho, era algo bem caseiro mesmo. Sempre gostei de fazer doces e agradar as pessoas, acho que a minha linguagem do amor é essa, presentear e surpreender”. 

Foi na comemoração que uma das amigas a intimou para fazer os doces do aniversário da filha. “Na hora falei: ‘não, mas não trabalho com isso’. Mas pensei duas vezes”, lembra. A festa foi um sucesso e mais encomendas começaram a aparecer para Jeiza, que decidiu transformar o pequeno negócio de brigadeiros em uma empresa formal. 

“O aniversário dela foi um sucesso, eu estava na festa e fiquei até envergonhada com as pessoas elogiando. Foi quando começaram a surgir as clientes, porque todo mundo amou. Comecei a pensar se ia fundo nisso, mas pensei: ‘por que não? Vou dar uma oportunidade’. Só que eu queria um diferencial, se era para trabalhar com isso, ia fazer direitinho”. 

Jeiza faz brigadeiros diferenciados por encomenda para festas e eventos. (Foto: Reprodução)

Sabores diferentes e criativos 

Jeiza explica que começou a pesquisar referências na internet e pensar em sabores criativos para alavancar o negócio. Durante o processo, ela não nega que muitas receitas deram errado, mas conseguiu chegar em um cardápio com 30 sabores, entre brigadeiros de queijo, gorgonzola, chiclete, creme brulée e os tradicionais. Em seu perfil no Instagram, a doceira já tinha uma rede de mães que começaram a acompanhar os conteúdos sobre maternidade e, principalmente, privação de sono durante os primeiros meses do bebê. 

“Pesquisei cursos de sono na internet e meu filho começou a dormir das 18h às 6h. Meu marido falou que eu deveria falar sobre isso, foi quando comecei a gravar para o Instagram, fui criando uma comunidade, ajudei muitas mães com consultoria gratuita. Não sou formada nessa área, tinha o conhecimento que busquei, mas não tinha a competência de cobrar por isso”. 

A Jeiza Brigadeiros foi criada há um ano e dois meses, apesar de ainda estar começando, a doceira já tem clientes fiéis e se orgulha de ter inspirado outras mães a investirem no próprio negócio. Seja como forma de independência financeira ou para ficar mais perto dos filhos. 

Paixão pelos doces começou com aniversários do filho, que tinham brigadeiros feitos por ela artesanalmente. (Foto: Reprodução)

“Acho que tudo no mundo é difícil, temos que escolher se vai ser longe ou perto dos nossos filhos. As mães têm que buscar seus sonhos, não apenas se anular por serem mães. Uma mãe de Nova Mutum se inspirou nos meus brigadeiros. Fico muito feliz, sendo nos brigadeiros ou em outra área, acho que temos que correr atrás dos nossos sonhos. Inspirar outras mulheres já é uma realização para mim, fico muito feliz”. 

Além dos brigadeiros, Jeiza também vende "coxinhas" de morango com sabores criativos como ninho folhado, Ferrero Rocher, ninho, chocolate e ninho com Nutella. O carro chefe, no entanto, é o brigadeiro de parmesão. 

“Quando eu fiz o brigadeiro de queijo parmesão, foi um sucesso, é meu carro chefe. Faço queijo, cereja, creme brulee, floresta negra… São vários, tenho mais de 30 sabores, só não consigo fazer mais por conta da logística da produção mesmo, porque tem toda uma técnica de armazenamento dos insumos. Faço tudo sozinha e é uma loucura”. 

Natural de Nova Mutum, Jeiza se surpreendeu com a receptividade da clientela na cidade em que nasceu e cresceu. Em uma panela simples, diferente da mexedora industrial que usa para produzir os doces em Cuiabá, ela produziu mais de mil unidades de brigadeiros. “Todos estavam querendo e esperando tanto, que vendi mais de mil brigadeiros lá. Fiquei três dias virada produzindo mais lá”.

Para produzir os brigadeiros e administrar a própria empresa, Jeiza foi em busca de cursos profissionalizantes sobre doces e gestão. Ela explica que aliar a jornada da maternidade e do empreendedorismo foi importante para descobrir que poderia se reinventar e descobrir a realização profissional. 

“Meu filho só tem quatro anos, mas ele consegue ter isso muito concreto, que a gente tem que trabalhar e correr atrás para conseguir as coisas. Então, ele está entendendo muito isso. Ele é muito pequeno ainda, mas para qualquer pessoa que ele chega, ele diz: ‘os brigadeiros da mamãe são maravilhosos’. E claro, estou perto dele, é corrido, mas ele está ali. Não vou negar que é bem corrido, mas estamos perto um do outro”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet