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Terça-feira, 30 de abril de 2024

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Empresários inovam com drinks artesanais engarrafados em bar ‘instagramável’ e intimista em Cuiabá

Foto: Reprodução

Empresários inovam com drinks artesanais engarrafados em bar ‘instagramável’ e intimista em Cuiabá
A ideia de engarrafar drinks prontos para serem consumidos nasceu quando o empresário mato-grossense Janison Tavares, de 38 anos, morava na Inglaterra, onde fixou residência com a esposa durante 12 anos. Quando retornou ao Brasil, Janison conheceu Nathan Turra Rodrigues, de 29, que se interessou pela ideia e, juntos, criaram a Casa Pro Coquetéis, que abre neste sábado (23), a partir das 15h, na Rua Cândido Mariano, perto da praça Santos Dumont, em Cuiabá. 

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Ao Olhar Conceito, Janison explica que o objetivo de engarrafar os drinks prontos para consumo é de agilizar o tempo de preparo sem perder a qualidade. Por isso, ele preza pelo uso de matéria-prima de qualidade, desde às bebidas alcoólicas utilizadas no processo aos outros ingredientes, como pistache e frutas desidratadas, que são feitas na cozinha do bar. 

“A gente ia muito nos pubs [quando moravam na Inglaterra] e ela pedia o Expresso Martini, por exemplo. Eles iam na máquina, coar o café e demorava muito. Comecei a pensar em formas de acelerar esse atendimento, foi quando tive a ideia de engarrafar o coquetel. Comecei a fazer, imprimi umas etiquetas, montei o processo todo e fiz várias experiências”, lembra Janison. 

No final de 2019, ele e a esposa abriram um bar na Inglaterra, mas foram surpreendidos pelo lockdown da covid-19, que fechou às portas do estabelecimento recém-aberto. Janison explica que, como já estava com os insumos prontos para começar a produção dos drinks engarrafados, decidiu apostar no modelo inovador de negócio durante a pandemia. 

Janison começou o negócio de drinks engarrafados quando ainda morava na Inglaterra. (Foto: Reprodução)

“Se já não tivesse tudo pronto seria mais difícil com as gráficas todas fechadas. Começamos a vender para Escócia, País de Gales… Queria atingir o público de atacado, mas acabei atingindo o público final do varejo, o que foi bom. A gente já tinha o sonho de voltar para o Brasil um dia, então passamos o restaurante para a irmã da minha esposa, que era nossa sócia. E viemos no final de 2020”. 

Em Cuiabá, Janison se tornou sócio de uma padaria com o pai, mas não deixou o negócio de drinks de lado e usava os finais de semana para divulgar o modelo de serviço. Foi durante uma visita à casa de um amigo que ele conheceu Nathan, que se interessou pela ideia de abrir um bar, onde os coquetéis engarrafados para consumo seriam vendidos nas modalidades de atacado e varejo. 

Ideia inovadora e bar intimista 

Na Casa Pro Coquetéis o ambiente intimista prevalece, seja pelos sofás posicionados de forma estratégica para que os clientes possam conversar enquanto ouvem música ou pela bancada no bar, que convida para tomar um drink sozinho no balcão enquanto o barman finaliza os coquetéis. Como eles já estão prontos na garrafa, basta agitar em uma coqueteleira e finalizar com a decoração, como indicado no rótulo. 

“Temos um lugar instagramável que simula as cabines telefônicas de Londres para os clientes tirarem fotos. Fizemos algo que marcasse mesmo, para que não seja um lugar só para beber. Além da TV, onde os clientes vão poder escolher o que querem ouvir, também teremos os vinis à disposição”, conta Nathan. 

Os gelos personalizados produzidos na cozinha da Casa Pro Coquetéis dão um toque a mais de sofisticação e garantem que o drink não fique “aguado”. Nathan conta que eles são feitos em formatos variados, como diamantes, esferas e pitangas. Para os eventos, um carimbo exclusivo, feito de acordo com a vontade do cliente, também é uma das opções oferecidas pelos empresários. 

Casa Pro Coqueteis também oferece gelos e carimbos personalizados para as pedras. (Foto: Reprodução)

“A ideia desse gelo é a seguinte: você já percebeu que em qualquer casa, o copo está cheio de gelo e depois de cinco minutos derrete, deixando o drink aguado. Na garrafa que vendemos não tem gelo ali dentro, é 100% drink”, ressalta. 

No segundo andar da Casa Pro Coquetéis, os empresários criaram um espaço para tratativa das vendas das garrafas de drinks com vista para a cozinha, onde são produzidas 400 garrafas por dia. Janison explica que foi uma prioridade deixar com que os clientes pudessem ver onde os coquetéis são feitos. 

“A ideia do espaço para receber os clientes surgiu com a chegada do Nathan, com objetivo de ser uma vitrine, porque não adianta só ter uma ideia. Procuramos investir, principalmente na cozinha, para que não seja uma empresa que só investe na fachada, porque se você entrar na cozinha de muitos lugares, você não volta a comer lá”. 

Nathan ressalta que a Casa Pro Coquetéis tem várias frentes de atuação que vão além dos drinks servidos para os clientes no ambiente do bar. “Temos algumas linhas de frente de serviço: evento, garrafa avulsa e revender”. A ideia é de que, no futuro, as garrafas possam ser encontradas em mercados de Cuiabá. 

“Você não faz cerveja na sua casa, você compra pronto. Com o drink é a mesma coisa, então todo mundo pode ganhar. Vou oferecer um recurso para quem quer consumir em casa, para o barista economizar em vários sentidos e meu dever é manter a qualidade disso, para que o cliente possa tomar o mesmo sabor por muito tempo. Vamos expandir para mais cidades, entregamos já em Sinop e Primavera do Leste”, ressalta Nathan. 

Sabores autorais 

Além de drinks clássicos como o Negroni, Cosmopolitan e Moscow Mule, Nathan e Janison produzem sabores autorais na cozinha da Casa Pro Coquetéis. Pistache, chiclete e pipoca são algumas das criações dos empresários, que também pretendem investir em sabores regionais, como caju, jabuticaba, paçoca e banana. 

“Queremos fazer com que a pessoa relembre sabores, porque muitas pessoas já tomaram um sorvete de pistache, por exemplo. Os autorais servem para causar essa sensação. A partir de agora, os clientes vão comprar um drink de pipoca, porque é muito bom. Vamos tentar emplacar essas coisas no mercado local e também vender os tradicionais, que já saem com mais facilidade”. 

Empresários também atendem festas e eventos com os drinks da Casa Pro Coqueteis. (Foto: Reprodução)

Os drinks vendidos na Casa Pro Coquetéis também chegam para os clientes com carga histórica. Por ser especialista nos preparos e suas curiosidades, Janison conta com facilidade sobre a origem de algumas das bebidas que serão vendidas. Um dos clássicos da Inglaterra é o Porn Star Martini, como ele conta. 

“Tem o Expresso Martini, por exemplo, é um coquetel a base de vodka e licor de café expresso. Esse foi criado de uma maneira meio erótica, vamos dizer assim. A mulher chegou no bar e pediu por algo que ‘derrubasse e levantasse’ ao mesmo tempo, por isso o café. Virou um drink fenomenal, hoje é um dos mais consumidos no mundo. São coisas simples, mas que agregam uma história”.

Nathan ressalta que o cliente vai conseguir sentir o impacto na qualidade das matérias-primas e bebidas alcoólicas usadas na cozinha da Casa Pro Coquetéis. Além disso, eles priorizam a padronização das receitas, para que os sabores não sejam engarrafados com alterações. 

“O cliente vai tomar esse drink a noite inteira e não vai acordar de ressaca com dor de cabeça, como acontece quando a matéria prima é uma vodka Balalaika, por exemplo. Por isso que o valor do produto também não é o mais barato do mercado, primeiro porque ainda não tem esse mercado aqui, mas é questão de costume e quebra de cultura, as pessoas vão se acostumar com isso, é muito mais fácil”. 
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