Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Música

Música Clássica

Orquestra Sinfônica Jovem de Mato Grosso realiza concerto de abertura da temporada 2014

Foto: Reprodução/ Da Assessoria

Orquestra Sinfônica Jovem de Mato Grosso realiza concerto de abertura da temporada 2014
É inegável o poder transformador da música. Jovens, adolescentes, adultos, idosos, todos tem, de alguma forma, a vida transformada quando entram em contato com a música. E este contato pode durar uma vida toda ou apenas o tempo de um espetáculo. Para aqueles que gostam de ouvir música, a Orquestra Sinfônica Jovem de Mato Grosso realizará concerto de abertura da temporada 2014 na próxima semana. Formada por alunos e professores do Instituto Ciranda – Música e Cidadania, o jovem grupo sinfônico lança uma temporada cheia de novidades.

Seguindo a linha de trabalho que tem norteado as ações pedagógicas do Instituto Ciranda desde sua criação em 2003, mais uma vez a Orquestra Sinfônica Jovem de Mato Grosso lança uma temporada que dará continuidade a esse processo pedagógico e norteará o crescimento planejado em cada ano para seus integrantes.

“Mais uma vez teremos um grande número de obras sinfônicas e de música de câmara permeando nossa temporada, obras primas da música universal criadas por grandes mestres como Mozart, Mendelssohn, Schubert e Beethoven serão apresentadas em séries especiais de concertos, permitindo que cada jovem músico integrante da orquestra possa vivenciar com plenitude as etapas necessárias à sua formação” enfatiza Murilo Alves, maestro da Sinfônica Jovem.

Segundo o maestro o resultado musical alcançado pelo Instituto Ciranda através da Orquestra Sinfônica Jovem de Mato Grosso é um retorno cultural à sociedade mato-grossense e é fruto do investimento social realizado através de importantes parcerias que permitem o oferecimento de aulas de todos os instrumentos musicais de orquestra gratuitamente pelo Instituto.

Leia mais: Orquestra de Mato Grosso inicia 2014 com extensa programação e participação em encontro na Áustria

Na temporada 2014 a Orquestra Sinfônica Jovem de Mato Grosso terá a participação de grandes solistas convidados como o clarinetista Luis Afonso Montanha, o violoncelista Richard Gonçalves e o violinista Fernando Pereira. Também tocarão com a orquestra o saxofonista Jasson André, o contrabaixista Jhon Stuart e o trombonista Nemuew Wylk.

Haverá ainda um concerto especial dedicado a Mozart, em que vários alunos do Instituto Ciranda terão sua primeira experiência como solistas à frente de uma orquestra sinfônica além da atuação dos jovens regentes Niger Ortega, Jessica Gubert e Abner Roa à frente da OSJMT.

Para Jorge Moura, coordenador pedagógico da instituição, poder oferecer uma temporada de concertos gratuitamente para a população é trabalhar acreditando na importância da música na vida de todos, “buscamos oferecer a nossos cidadãos o retorno social por meio das ações do Instituto Ciranda e o importante retorno cultural e artístico através do acesso cada vez maior à música orquestral realizada pela Orquestra Sinfônica Jovem de Mato Grosso”.         

No concerto de abertura da temporada 2014 a Orquestra Sinfônica Jovem de Mato Grosso apresentará a abertura Ruslan e Ludmila de Mikhail Glinka, a Sinfonia Inacabada de Franz Schubert, a Elegia pra violoncelo e orquestra de Gabriel Fauré e arranjo para orquestra sobre temas de Porgy and Bess do compositor americano George Gershwin. 

Serviço

Concerto de abertura da temporada 2014
Data: 25 de fevereiro
Horário: 20h
Local: Cine teatro Cuiabá

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet