Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Música

no canelas rock bar

Jazz, improviso e música de qualidade envolvem o centro de Cuiabá nas quartas-feiras

Foto: Reprodução

Músico Fidel Fiori possui mais de 30 anos de pé na estrada musical

Músico Fidel Fiori possui mais de 30 anos de pé na estrada musical

Uma noite de jazz, em plena quarta-feira no centro da cidade tem conquistado a plateia cuiabana ávida pela música instrumental. O “Free Jazz” traduz-se em um encontro de músicos que revelam suas melhores virtudes em palco: intimidade com o instrumento e domínio do improviso. O resultado é uma plateia em transe. Mais uma edição ocorre hoje, dia 19, no Canelas Rock Bar. O evento começa às 19h30 e a entrada é R$ 5.

Leia também: Mulheres cantam e encantam na Casa do Parque com shows que se centram nas vozes femininas

A iniciativa dos shows semanais partiu dos contrabaixistas Fidel Fiori e Wellington Berê, ambos considerados referência do instrumento e da música instrumental no cenário cuiabano. A ideia é reunir em jam sessions, várias expressões da música mato-grossense. Já passaram pelo palco, Cézar Izidoro, Marcão, Danilo Bareiro, Sandro Souza, Beto Viana, Paulo Teixeira e Alisson Soul, entre outros. Todos, batalhando por espaço e democratização do gênero.

“Mato Grosso é berço de grandes músicos, alguns de destaque em âmbito nacional, porém, com tantas transformações culturais na história recente do Brasil a música instrumental enfrenta obstáculos que dificultam seu desenvolvimento como a massificação da mídia em estilos populares, falta de incentivo do poder público e da iniciativa privada, ausência de políticas públicas para cultura e alto custo de produção fonográfica”, aponta o contrabaixista Wellington Berê.

Ele ressalta ainda, que iniciativas como o Free Jazz ampliam a plateia e incentivam músicos a desenvolverem novas produções na área instrumental. “Além de influenciar crianças, jovens e adultos a incursionarem pelo universo musical, visualizando o valor simbólico da arte, sem parâmetros, regras ou vínculos materiais, financeiros ou mercadológicos”.

De acordo com o contrabaixista Fidel Fiori, o evento também se firma como espaço de debate e troca entre os músicos, que deve render investimentos em capacitação. “Estamos nos planejando para realizar workshops, palestras, oficinas e outras ações voltadas para capacitação na área da música”. Ressalta ele, “uma grande contribuição para a ampliação do campo no campo da arte e cultura mato-grossense”.

Serviço:
Free Jazz
Toda quarta no Canelas Rock Bar
Rua 24 de Outubro Nº 416 Centro Norte Cuiabá
Horário 19:30 h
Entrada R$ 5

(Com assessoria)

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet