Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Música

orquestra de mt

Música clássica e folclore misturam-se em apresentação de peça inspirada no cururu

Foto: José Medeiros

Música clássica e folclore misturam-se em apresentação de peça inspirada no cururu
Folclore e música clássica se misturam sob a regência do maestro Leandro Carvalho no Cine Teatro Cuiabá. Trata-se da apresentação da Orquestra do Estado de Mato Grosso (OEMT), no sábado (5) e domingo (6), onde acordes de estruturas simples - repassados oralmente a cururueiros por gerações – ganham vida nas arcadas da OEMT e um coro de 10 vozes masculinas.

Leia mais: Depois de strip e briga em show sertanejo, Sesi Papa recebe peça com ator global Murilo Rosa

O diálogo entre a tradição popular e a música de concerto será apresentado numa peça inédita criada especialmente para a OEMT. “A Festa da Santidade”, livremente inspirada no cururu, e escrita por um dos mais representativos compositores da música armorial no país, Danilo Guanais. Esta é uma forma de homenagear os quase três séculos de fundação da capital de Mato Grosso, que em 8 de abril, comemora 295 anos.

O título da peça incorpora a temática religiosa do cururu, geralmente dedicada à louvação de altares e santos. “A obra foi concebida em seis movimentos e faz uso livre dos elementos conhecidos do folguedo, principalmente os ritmos básicos e os temas cantados por alguns dos cururueiros mais conhecidos”, explica Danilo Guanais.

“Os textos tradicionais também foram adaptados livremente para uso do coro masculino, mas o tom da religiosidade foi preservado. A ‘Festa da Santidade’ cria um percurso sonoro em que os elementos vão se agregando até o clímax final, um grande ‘desafio’ em que coro masculino, ganzás e violas de cocho se associam à Orquestra”, detalha Guanais. A grande movimentação orquestral conta com regência coral de André Vilani.

Danilo Guanais é quem assina um dos discos de música orquestrada mais vendidos no país, o “Missa de Alcaçuz”, composta para a comemoração dos 30 anos de atividade do Madrigal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O resultado, assim como se dá neste concerto, revela que a música de orquestra e os elementos da cultura popular se enriquecem juntos e formam um composto único.

“Essa mistura entre o universo tradicional e o erudito serve para manter acesa a chama que motiva a permanência da tradição e a necessidade de renovação que impele em todos os seus caminhos”, conclui Guanais.

Num segundo momento do programa de abril, uma das maiores expressões da música popular russa, Dmitri Shostakovich, realça o encontro da tradição romântica com manifestações artísticas diversas. A Sinfonia de Câmara, op.110a - uma pérola do acervo russo dividida em cinco movimentos-, escrita em 1960 em memória das vítimas do fascismo e da guerra.

A Orquestra do Estado de Mato Grosso é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Suas três principais séries de concertos – Oficiais, Didáticos e Populares - são realizadas em conjunto com o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo a Cultura e têm os patrocínios do Instituto Votorantim , Votorantim Cimentos, Agro Amazônia Sistemas Mecanizados e Agro Amazônia Produtos Agropecuários. Para a realização da Temporada 2014 a Orquestra tem ainda o apoio cultural da TV Centro América, Amazon Plaza Hotel, Fisk Inglês e Espanhol, Localiza e Soul Propaganda.

Serviço

Concertos Oficiais de abril - Festa da Santidade (estreia)
Quando: dias 5 e 6 de abril (sábado às 20h e domingo às 19h)
Onde: Cine Teatro Cuiabá
Ingressos: R$10 e R$5 (disponíveis na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá)
Informações: (65) 3027-1824
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet