Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

manter peso e saúde

Veja dicas do endocrinologista para não exagerar nas festas de final de ano

Foto: Reprodução

Veja dicas do endocrinologista para não exagerar nas festas de final de ano
Os resultados de uma dieta de dois meses podem se perder com apenas uma semana de alimentação desequilibrada, é o que afirma o endocrinologista Sergio Vêncio, que alerta as pessoas neste final de ano.

Leia mais: Suco detox de uva e água de coco é isotônico natural e auxilia na perda de peso

Ele afirma que, nas ceias de natal e ano novo, o ideal é não exagerar e que: “todas as refeições tenham opções mais leves como saladas e frutas da estação. Uma boa dica é evitar frutas secas e castanhas, já que são bastante calóricas e normalmente são consumidas em grandes quantidades”, diz o especialista.

Outra dica para que a saúde não seja prejudicada durante esta época é a de comer algo antes de ir para as festas de natal e ano novo: “Para não exceder demais nas festas, a primeira orientação é fazer um lanche antes de sair de casa. A sugestão é que esta alimentação prévia seja baseada em carboidratos complexos, como sanduíches integrais, barras de cereais, batata doce com algum tipo de carne magra e frutas. Assim, você chegará com o mínimo de fome e, na hora da ceia, comerá menos”, afirma.

As bebidas alcoólicas também são vilãs e devem ser administradas com cautela. A maioria dos vinhos e champagnes, por exemplo, têm açúcares: “Se for beber, nada de exageros e intercale sempre o consumo de bebida alcoólica com copos d’água ou de suco de frutas, que hidratam e recuperam o organismo”, conclui o médico.

Tradição calórica

O médico ainda explica que o ganho de peso resulta das tradições que os brasileiros seguem, mas que são de países onde o natal e o ano novo acontecem no inverno. “Aqui no Brasil, comemoramos o Natal e o Ano Novo durante o período mais quente do ano, mas trazemos as tradições da ceia de países que tem frio nesta mesma época. Sentimos menos fome, devido o calor, mas nos alimentamos de pratos mais calóricos, e o resultado final é o ganho de peso”, explica.

Tomando os cuidados necessários, não é preciso abrir mão dos pratos da ceia, afirma Sérgio: “Ninguém precisa se privar das comidas típicas ou das sobremesas. O consumo moderado é o grande segredo. Tentar balancear a ingestão de calorias pode ser uma opção: se você pretende comer aquele pavê irresistível, que tal evitar o arroz e a farofa?”.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet