Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

Sabedoria Milenar

Nova Acrópole realiza uma amostra do curso de filosofia hindu neste sábado

Com o tema “Sabedoria Milenar da Índia”, a escola Nova Acrópole Cuiabá oferece uma amostra do curso de filosofia prática. O evento ocorre neste sábado (21/02), a partir das 19h, na sede da instituição.

De acordo com a assessoria, o curso será ministrado pelo professor de filosofia, Rafael Ferreira, que pretende elucidar os principais ensinamentos que a filosofia Hindu pode trazer ao homem atual.

Leia mais: Escola de filosofia Nova Acrópole começa o ano com diversos eventos; Confira

A escola Nova Acrópole aposta na vivência prática das ideias e não apenas no conhecimento intelectual. Desta forma, as experiências se tornam degraus que levam ao aprendizado e a superação das dificuldades.
 
A palestra sobre a filosofia hindu é uma amostra de um dos temas que serão ministrados durante o curso regular que terá início no dia 23/02 (segunda-feira), das 19h30 às 21h30.

As aulas ocorrem uma vez por semana com duração de cinco meses. Entre os temas trabalhados em sala de aula estão: Filosofia Romana, Grega, Chinesa, Tibetana, a Sabedoria da Índia e Antigo Egito entre outros. Todos voltados à aplicação prática na vida cotidiana.

Batalha espiritual

Arjuna estava em meio ao campo de batalha quando deparou-se com seus primos e tantos outros amigos. Logo, fraquejou! Para ele, esta luta não deveria existir. É quando a voz do mestre Khrisna aparece para mostrar ao guerreiro os motivos pelos quais ele deve lutar e que a batalha é parte natural da vida. “O que é verdadeiro nunca morre”.
 
É assim que começa a história de uma das obras mais antigas da Índia, o Bhagavad Gita. Arjuna é o homem, de um lado do campo de batalha estão os Kuravas (defeitos), do outro os Pandavas (virtudes) e ele precisa decidir se quer ou não lutar. “Esta é a saga do homem, confrontar-se todos os dias até encontrar o que é verdadeiro dentro de si e então viver para isso. Estamos tão identificados com nossos defeitos que eles parecem parte de nossa família. É por isso que se torna tão difícil enfrentá-los. Mas não podemos deixar que o pior de nós defina a pessoa que podemos ser”, afirma o diretor da Nova Acrópole Cuiabá, Roni Cezar Almeida.
 
O Bhagavad Gita, que é parte do Mahabarata, e o Ramaiana estão entre as obras principais da Índia e já influenciaram grandes pensadores como Mahatma Gandhi, Henry Thoreau e Albert Einstein. “Homens, que a partir de mudanças em si mesmos e da compreensão da natureza, conseguiram contribuir significativamente com a história da humanidade. Quando nos aperfeiçoamos enquanto seres humanos, também influenciamos o mundo a nossa volta, pelo nosso próprio exemplo. A mudança no mundo vem de dentro para fora e não o contrário”, revela Ferreira.
 
Sobre a Nova Acrópole

A Organização Internacional Nova Acrópole não tem fins lucrativos, não possui vínculo partidário e nem religioso e está presente em 60 países com 72 escolas no Brasil.
 
Em Cuiabá, a instituição está localizada na Rua Mané Garrincha nº 82, no Jardim Alvorada (Próximo ao Hospital Júlio Muller). Mais informações podem ser obtidas pelo Facebook (facebook/NovaAcropoleCuiaba) ou telefone/whatsap (65) 9993 2221.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet