Notícias / Turismo

12/05/2014 - 15:30

Embaixada aconselha que turistas reservem dinheiro para “dar” à assaltantes no Brasil

Da Redação - Katiana Pereira

Foto: Reprodução

Embaixada aconselha que turistas reservem dinheiro para “dar” à assaltantes no Brasil
O site oficial do Ministério das Relações Exteriores da Bélgica emitiu algumas recomendações para os turistas que vêem ao Brasil, que tem causado polêmica. Em uma das o aviso alerta para que os viajantes não levem consigo grande quantidade em dinheiro, mas aconselha que seja reservada uma quantia para “doar” em caso de assalto.

“Não mantenha consigo grandes somas, mas esteja pronto para dar um mínimo de dinheiro em casos de ataques (algumas dezenas de reais, somente) e esteja muito atento ao usar cartões de crédito”, diz o aviso emitido pelo Ministério de Relações Exteriores do país.

Secopa confirma jogo entre seleção do tetra-penta contra o Olímpia para inauguração da Arena

A última atualização é referente a onda de protestos que tomou conta do país no passado. O Ministério recomenda que o turista belga esteja atento e vigilante, especialmente no Rio de Janeiro e em alguns bairros. “Manifestações aconteceram em grande escala durante os meses de junho e julho em várias cidades brasileiras. Alguns desses eventos ocorrem principalmente à noite e degenerou em atos de vandalismo e violentos confrontos com a polícia”.

O aviso diz ainda a maioria das viagens no Brasil ocorrem sem problemas. No entanto, convém seguir as instruções de segurança, procurar as autoridades locais e a mídia a cerca da atual situação no país. Outro alerta é sobre o alto índice de criminalidade no Rio de Janeiro, “há inúmeros ataques contra turistas”, relara o texto.

É recomendada cautela em favelas e até famosos pontos turísticos, como: Centro, Lapa, Cinelândia, Catete, Glória, Santa Teresa, Copacabana, Flamengo. “A entrada nas favelas é delicada, mesmo em uma excursão organizada por uma agência profissional. Todos os incidentes devem ser notificados à polícia turística”.

A mesma recomendação é feita para os turistas que querem se aventurar em São Paulo. “Devemos ter cautela em certos bairros turísticos ou cidade periférica onde ocorrem incluindo feiras ou seminários internacionais: O velho centro turístico (Praça da República, Praça da Sé, Estação da Luz ao redor da sala de concertos e Pinacoteca”.

Leia aqui a íntegra da recomendação da Bélgica

por Hernan Doners, em 13/05/2014 às 10:09
ISSO SÓ NOS ENVERGONHA! CADA VEZ MAIS O PAÍS ESTA PIOR. OQUE ARRASA O CIDADÃO BRASILEIRO SÃO AS LEÍS,MUITO " LAYTE",NÃO PUNE,DEFENDE QUEM NÃO DEVE,ENFIM.ALÉM DA POPULAÇÃO,POBRE DOS POLICIAIS QUE NÃO SABEM MAIS O QUE FAZER. SE ELES PRENDEM AS LEIS SOLTAM.POR ISSO O GRANDE NUMERO DE POLICIAIS EM DEPRESSÃO.E O CIDADÃO ESCONDIDOS ATRAS DAS GRADES RESIDENCIAIS.
por curimba, em 13/05/2014 às 08:59
Traz em dólar viu!
por Reinaldo Thommen - Administrador Cuiabá/MT, em 13/05/2014 às 08:17
ESTAMOS CHEGANO DE UM PASSEIO PELO URUGUAI/PUNTA DEL ESTE E MONTEVIDEO, ONDE TOMAMOS UMA VERDADEIRA AULA DE COMO CONVIVER NUM PAÍS ONDE TODOS RESPEITAM FILAS, NINGUÉM BUSINA, AS FAIXAS DE PEDESTRE SÃO RESPEITADAS, PODIAMOS SAIR DAS CASAS DE CAMBIO CONTANDO DINHEIRO NA CALÇADA, NÃO VIMOS PEDINTES/MENDINGOS, ARRASTÕES/ROLEZINHOS, AS FILAS DE ESPERA PARA ENTRAR NO RESTAURANTE, FILA PARA PEGAR TAXI SEM QURER LEVAR VANTAGEM, ENFIM, DEU-NOS UMA INVEJA DANADA DOS NUESTROS HERMANOS URUGUAIOS, UM PAÍS ONDE A VIOLENCIA É ZERO, ONDE OS MAIS VELHOS SÃO RESPEITADOS, ENFIM, VALEU A PENA PELA AULA DE CIVISMO DAQUELE POVO
por Leo, em 12/05/2014 às 21:49
AS PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR QUAL O BRASILEIRO QUE NÃO RESERVA DINHEIRO PRO LADRÃO ? - SÓ OS MENOS AVISADOS CARREGAM DINHEIRO VIVO NO BRASIL. QUAL O BRASILEIRO QUE SAI NAS RUAS COM JOIAS, CELULAR E OUTROS ITENS ? QUAL O BRASILEIRO QUE SAI A NOITE LIVREMENTE E DESPREOCUPADO ? QUAL O BRASILEIRO QUE NÃO FOI ASSALTADO OU TEVE ALGUÉM DA FAMÍLIA ASSALTADO ? PARABÉNS AOS TURISTAS QUE VIRÃO PARA O BRASIL E FICARÃO APENAS 30/40 DIAS, POR QUE NÓS O POVO BRASILEIRO JÁ VIRAMOS REFÉNS, AI VOCÊ PERGUNTA REFÉNS DE BANDIDOS ? - EU RESPONDO NÃO BANDIDO É CONSEQUÊNCIAS DE BOA PARTE DE POLÍTICOS MAU INTENCIONADOS, QUE PREFEREM VER SEU POVO PREOCUPADO COM LADRÕES GALINHAS ENQUANTO ISSO NÃO SE PREOCUPAM COM OS VERDADEIROS LAPIDADORES DE DINHEIRO PUBLICO..
por LUNETA, em 12/05/2014 às 19:57
COMO DIRIA O ÂNCORA BÓRIS CASOY: ISSO É UMA VERGONHA! TURISMO COM EMOÇÃO E ADRENALINA NAS ALTURAS!
por José, em 12/05/2014 às 19:19
É a dura realidade enfrentada por todos os brasileiros diariamente. Agora, os turistas vão conhecer tal situação. VIVA O PT E A BASE ALIENADA.
por Cuiabano Legitimo, em 12/05/2014 às 18:16
Melhor nem comentar o conselho. Segurança pública padrão FIFA.
por Leda, em 12/05/2014 às 17:55
Alertando assim os bandidos também...Oh vergonha!!
Sitevip Internet