Notícias / Brasil

10/06/2014 - 18:20

'O Brasil já não é o país do jogo bonito', diz Lula

ESPN/EFE

 O ex-presidente Lula ganhou destaque na capa do jornal esportivo francês "L'Équipe" nesta terça-feira, devido a sua paixão pelo futebol, e em entrevista admitiu que a seleção brasileira deixou de apresentar a forma de jogar que a consagrou. "O Brasil já não é o país do jogo bonito", confessou o chefe de estado do país entre 2003 e 2010.

Na página 1 da publicação, uma imagem do ex-presidente é apresentada com a manchete "A paixão do futebol segundo Lula". Na conversa com jornalistas do L'Équipe, a seleção da Alemanha foi elogiada: "Tratam a bola com o mesmo amor (dos brasileiros)".

Apesar de garantir que se reunirá com a família, tomando uma cervejinha, para acompanhar os jogos, Lula admitiu que as transformações no futebol mudaram um pouco o sentimento com relação ao jogo. "Quando os brasileiros entram em campo contra a Espanha, conhecem os rivais melhores do que suas próprias mulheres. O futebol perdeu a emoção e nós perdemos nosso estilo", afirmou.

Apesar disso, o líder político de 68 anos, garantiu que ao lado de Alemanha, Espanha, Portugal, França e Itália, a seleção brasileira não pode ser descartada do grupo dos principais candidatos do título da competição. "Um país que organiza a Copa, e que tem o histórico do Brasil, é necessariamente favorito", disse Lula, que alertou, no entanto, sobre o excesso de confiança, que já atingiu a seleção em outras oportunidades.

Sobre rivais "próximos", o ex-presidente criticou a zaga da seleção argentina, apesar de destacar o poderio ofensivo de Lionel Messi e companhia. Quanto aos uruguaios, pediu atenção ao poderio ofensivo de Luis Suárez e Edinson Cavani.

A entrevista ao L'Équipe também teve como tema a organização da Copa e a preparação do Brasil para o torneio. Lula garantiu que a competição de futebol e os Jogos Olímpicos de 2016 ajudarão a promover avanços no país. "Nós podemos reclamara de tudo, mas o legado será extraordinário", garantiu.

Ex-líder sindical, Lula ainda defendeu na entrevista o direito de manifestação popular. No ano passado, os protestos foram constantes em dias de jogos da Copa das Confederações. "Temos que lutar todos os dias para avançar e o governo não deve interpretar mal que as pessoas saíam às ruas", disse.
por Carlos Nunes, em 11/06/2014 às 11:20
Segundo o que a gente vê todos os dias nos programas do Datena e do Marcelo Resende..infelizmente o país tornou-se aquele aonde...em cada cidade, em cada bairro tem uma porção de bocas de fumo, aonde qualquer um pode ser fuzilado numa saidinha de banco, se sacar uma quantia maior, aonde pode morrer por falta de vaga em UTI. Copa 2014 é só um circo passageiro MUITO CARO. Circo (as Arenas) construídas com DINHEIRO PÚBLICO. Tomara que a Selação conquiste o HEXA, senão vai ser um vexame mundial perder dentro de casa. Se fosse prá perder, era bom perder bem longe. Infelizmente o polvo vidente morreu, mas...os sites mostraram que surgiram agora dois videntes: um papagaio abençoado pelo papa Francisco, e uma tartaruga. Pois é, a sorte da Seleção está nas mãos de um papagaio e de uma tartaruga. Quem eles apontarem, ganha a Copa. Na última Copa, o polvo agarrou na Espanha, e a Espanha ganhou,
Sitevip Internet