Olhar Direto

Segunda-feira, 10 de junho de 2024

Notícias | Política MT

desabafo

Virgínia acusa Wilson de mentir na TV e afirma que Siminina era “depósito de crianças” na gestão passada

Foto: Reprodução

Primeira-dama de Cuiabá Virgínia Mendes

Primeira-dama de Cuiabá Virgínia Mendes

A primeira-dama de Cuabá, Virgínia Mendes, usou sua conta no Facebook para manifestar sua indignação com um programa eleitoral do candidato a prefeito Wilson Santos (PSDB) que explorou o programa Siminina. A propaganda apontou avanços feitos na gestão Wilson, que antecedeu a atual. De acordo com a esposa do atual prefeito, no entanto, as informações são mentirosas e quando a atual gestão iniciou os trabalhos, o Siminina era um verdadeiro “depósito de crianças”.

 
Leia também:
Botelho afirma que Mauro está na campanha de Wilson mas não grava por causa da esposa

“Dias desses assisti no programa eleitoral um candidato mencionando o orgulho que sentia pelo trabalho e pelos avanços que tinha realizado em prol do Programa Siminina. O candidato destacava o atendimento a 1.700 meninas. Quem me conhece e acompanha meu trabalho sabe que o Siminina é a minha paixão. De todas as ações que eu, enquanto primeira-dama coordenei e coordeno, este programa sem sombra de dúvidas conquistou meu coração e batalhei muito para que ele chegasse aonde chegou e tenho muito medo de que ele volte a ser o que era antes”, disparou Virgínia.
 
“Até doeu em mim quando eu assisti ao programa porque eu sei que não é verdade. Os pais e os monitores daquela época também sabem, vários vieram falar comigo depois e pedir pra eu não deixar fazerem com o Siminina o que fizeram anos atrás. E é por isso que estou me manifestando por aqui. CHEGA DE MENTIRAS. O POVO ESTÁ CANSADO DE MENTIRAS”, completou.
 
Ela relata que quando a atual gestão assumiu, o Siminina tinha 198 meninas que eram atendidas com freqüência, as unidades eram depredadas, sucateadas, faltava de material pedagógico e profissionais. “Parecia mais com um depósito de crianças. Era triste ver no que o Siminina tinha se transformado. As monitoras mais antigas podem comprovar isso. E as fotos falam por si só”, relatou.
 
Sem citar o nome de Wilson, Virgínia afirma que a sociedade não pode aceitar retrocesso. “Não devemos aceitar que uma vez por ano façam o que faziam antes, quando realizam um festival de dança e aí reuniam 1.700 até 2.000 meninas, mas depois que passava o evento as crianças não tinham a menor vontade de voltar para as unidades, pois não tinham o que fazer, não tinham material e muitas vezes nem comida. E cabe a nós fiscalizarmos e cuidar para não deixar que os erros do passado retornem. CHEGA DE MENTIRAS. O POVO ESTÁ CANSADO DESTAS MENTIRAS. Política tem que ser feita de forma séria, com compromisso, com amor, com dedicação”.
  
Virgínia fez o desabafo em uma postagem feita na quinta-feira (8). Ela voltou a abordar o tema na manhã desta sexta-feira, mas dessa vez para elogiar o trabalho feito pelo antecessor de Wilson Santos, ex-prefeito Roberto França, deixando claro que sua crítica se limita ao tucano. “Um bom dia especial hoje ao queridos ex-prefeito de Cuiabá, Roberto França, e a ex-primeira-dama Iraci França. Quero aqui fazer um acréscimo na minha publicação que coloquei ontem sobre o Siminina e enaltecer o importante e belíssimo trabalho que vocês dois prestaram ao programa. O trabalho de vocês foi tão bom e tão importante que até hoje o Siminina lembra com muito carinho e sente saudades de vocês dois. Parabéns Roberto e Iraci por terem criado o Siminina e terem deixando um legado fantástico. Vocês sim têm minha admiração”, afirmou.
 
Mágoas do passado
 
Desde que Mauro Mendes (PSB) desistiu de concorrer à reeleição e Wilson foi escolhido para substituí-lo, o atual prefeito não tem feito nenhuma manifestação pública de apoio ao candidato do grupo político do governador Pedro Taques (PSDB). Um dos motivos desse afastamento foi um pedido de Virgínia Mendes, que guarda mágoas de Wilson de disputas passadas. Mauro revelou inclusive que Virgínia tratou do assunto diretamente com Taques em uma reunião.
  
Wilson Santos

De acordo com a assessoria da Coligação “Dante de Oliveira”, o “Siminina”, criado pelo ex-prefeito Roberto França, é realmente um programa de grande alcance social. Por isso, foi mantido e ampliado na gestão Wilson Santos, que criou sete novas unidades. 

Ainda conforme assessoria, é importante destacar que esse programa social foi muito bem gerenciado pelo prefeito Mauro Mendes, e teve uma atenção especial por parte da primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes.

A Coligação reafirma o compromisso de manter um programa de tamanha relevância, com a eleição de Wilson Santos para prefeito.

Veja abaixo o vídeo da campanha de Wilson criticado por Virgínia e logo abaixo a íntegra do desabafo da primeira dama:  



Dias desses assisti no programa eleitoral um candidato mencionando o orgulho que sentia pelo trabalho e pelos avanços que tinha realizado em prol do Programa Siminina. O candidato destacava o atendimento a 1.700 meninas. Quem me conhece e acompanha meu trabalho sabe que o Siminina é a minha paixão. De todas as ações que eu, enquanto primeira-dama coordenei e coordeno, este programa sem sombra de dúvidas conquistou meu coração e batalhei muito para que ele chegasse aonde chegou e tenho muito medo de que ele volte a ser o que era antes. Até doeu em mim quando eu assisti ao programa porque eu sei que não é verdade. Os pais e os monitores daquela época também sabem, vários vieram falar comigo depois e pedir pra eu não deixar fazerem com o Siminina o que fizeram anos atrás. E é por isso que estou me manifestando por aqui. CHEGA DE MENTIRAS. O POVO ESTÁ CANSADO DE MENTIRAS.

Para quem não sabe, quando assumimos, o Siminina tinha 198 meninas frequentes, unidades depredadas, sucateadas, falta de material pedagógico, de profissionais, enfim, parecia mais com um depósito de crianças. Era triste ver no que o Siminina tinha se transformado. As monitoras mais antigas podem comprovar isso. E as fotos falam por si só.

Hoje tenho muito orgulho do que conseguimos fazer nestes quase 4 anos à frente do Siminina. Temos atualmente 1.200 meninas frequentes, em 17 unidades. E estas 1.200 são meninas que vão todo dia, temos lista de chamada para comprovar. São inúmeras realizações: reestruturação da parte física das unidades com pintura, reparos hidráulicos e elétricos, reformas de banheiros, cozinhas, aquisição de geladeiras (duplex, frost/free), fogões industriais, liquidificadores, utensílios de cozinha, móveis novos, algumas sedes foram construídas do zero, ganhando mais espaço e tudo feito com qualidade.

Promovemos capacitações para os professores, criamos a Semana Pedagógica, trabalhando temas extremamente relevantes, como bullyng, autoestima, exploração sexual, importância do esporte e da alimentação saudável, ‘contação’ de histórias, importância da leitura, dramatização, artes.

Confeccionamos novos uniformes e além do conjunto tradicional acrescentamos blusas de frio, tudo feito com material de qualidade e com durabilidade. Procuramos o mesmo fornecedor que atende às grandes escolas da rede particular, pois queremos o melhor pra elas.

Investimos na contratação de uma equipe técnica. O programa passou a contar com uma equipe técnica volante, composta por 02 Assistentes Sociais, 01 Psicóloga, 01 Assessora Psicopedagógica, 01 Auxiliar Pedagógica, uma Consultora de Alimentos e uma equipe administrativa, para dar suporte às 17 unidades. Temos ainda 04 professores de artes.

Montamos os ‘cantinhos de leitura’ em todas as unidades do programa, dando às crianças a possibilidade de encontrar neste espaço, títulos de leitura compatíveis com a faixa etária. 
Instituímos o dia da higiene pessoal e o dia da beleza em todas as unidades, incentivando as meninas a cuidar das unhas, dos cabelos, ofertando palestras sobre a importância da higiene pessoal.

Além das atividades curriculares, também ampliamos as ações com oficinas e aulas de dança ministradas pela Companhia de Teatro e Dança Cena Onze, com propósito de estimular a linguagem corporal, os exercícios físicos e o equilíbrio físico mental das alunas.

E investimentos muito em ações de resgate da estima e no lazer delas com a comemoração todos os anos da Páscoa, com distribuição de chocolates, da Festa Junina, do Dia das Crianças, com a entrega de brinquedos e presentes, do Natal, também com presentes, Papai Noel e muita diversão. Também promovemos passeios, como, por exemplo, o dia de lazer e descontração no Sesi Park, a visita ao Museu das Bonecas, cinema e várias outras atividades.

Realizamos 3 edições da Oficina de Moda e Beleza do Siminina, com aulas práticas de passarela ministrada pelo melhor produtor de moda Edson Guilherme, que é o melhor profissional desta área em Cuiabá. Durante as oficinas, elas ganharam um dia inteirinho de beleza com direito a cabeleireiro, maquiador e roupa nova. Os cabeleireiros foram capitaneados por minha querida amiga Joana D’arc, uma das mais renomadas profissionais de beleza, que cuida dos cabelos das mulheres mais famosas da Capital. As maquiagens eram do Boticário, da Solução Cosméticos, só coisa da melhor qualidade. O ponto alto destes eventos foram os desfiles, o primeiro deles realizado na Musiva, o segundo no Buffet Leila Malouf, e o mais recente foi no Cenarium Rural, este último inclusive conseguimos levar os pais delas, foi um momento especial e as meninas brilharam nas passarelas. Estes eventos com certeza entraram pra sempre na história delas e marcou muito tanto as crianças quanto os pais. Fizemos tudo com dedicação, compromisso e muito amor, buscando tudo o que há de melhor, pois elas merecem. Obrigada meus queridos amigos Edson Guilherme, Joana D’arc, Leila Malouf, Boticário, Solução Cosméticos, Bioxtratus, La Provence, Studio 278, e inúmeros outros profissionais de beleza, vocês abriram as portas e o coração e me ajudaram a realizar o sonho destas meninas.

Aproveito para externar minha gratidão e admiração a todos os profissionais do Siminina, das nossas assistentes de cozinha, passando pelas monitoras, pela equipe técnica, motorista, professoras, até chegar a nossa coordenadora Rosamaria Carvalho. Meu reconhecimento e admiração a todos vocês que me auxiliam muito, de forma intensa, com amor no coração a fazer essas mudanças e a conquistar todos estes avanços. Agradeço também a todos os demais voluntários, empresários e pessoas que ao longo destes anos me ajudaram a realizar tudo isso.
Fiz este breve relatório para compartilhar com vocês estes avanços e dizer que tudo o que fizemos foi com amor, com carinho, buscando o melhor. Trabalhei incansavelmente por este Programa, dei meu coração em tudo. No meu aniversário deste ano tive a oportunidade de ir comer pizza com todas as 1.200, foi maravilhoso, foi o melhor presente que eu poderia ter recebido. Em cada sorriso, abraço, cartinha que ganhei eu pude sentir o amor delas, a sinceridade e o brilho no olhar.

É por isso que o Siminina não pode parar, mas não devemos aceitar menos do que isso. Não vamos deixar que ele volte a ser o que era antes. Não devemos aceitar que uma vez por ano façam o que faziam antes, quando realizam um festival de dança e aí reuniam 1.700 até 2.000 meninas, mas depois que passava o evento as crianças não tinham a menor vontade de voltar para as unidades, pois não tinham o que fazer, não tinham material e muitas vezes nem comida. E cabe a nós fiscalizarmos e cuidar para não deixar que os erros do passado retornem. CHEGA DE MENTIRAS. O POVO ESTÁ CANSADO DESTAS MENTIRAS. Política tem que ser feita de forma séria, com compromisso, com amor, com dedicação.

Atualizada às 14h44
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet