Olhar Direto

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Notícias | Universo Jurídico

impacto

Alto custo atrasa tranferência de detentos dos presídios interditados

Cerca de 20 dias depois de o juiz da 2ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá, Gonçalo Antunes de Barros, determinar a interdição parcial de três unidades prisionais da capital e a transferência de mais de mil reeducandos para penitenciárias e cadeias no interior de Mato Grosso, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) informou que devido a grande complexidade e o alto custo o planejamento para que seja cumprida a decisão judicial deve ser concluído ainda esta semana.


De acordo com o secretário adjunto de Administração Penitenciária, tenente coronel José Antônio Gomes Chaves, as medidas em estudo incluem desde o perfil dos reeducandos e a natureza dos crimes praticados, até a capacidade estrutural das unidades que receberão os transferidos, além da logística de transporte e segurança que o Estado deve oferecer para o cumprimento da determinação, por isso a demora em transferir os presos.

O impacto que a decisão acarretará aos cofres públicos ainda não foi informado pela secretaria. A operação de transferências também acarretará em gastos com alimentação durante o transporte e chegada dos reeducando as unidades prisionais, bem como, as condições de saneamento, capacidade do esgoto e da rede elétrica e a demanda dos processos judiciais e de execução de penas.

Segundo informações da assessoria, também está sendo realizado um estudo analítico onde são observados o comportamento do sistema penitenciário antes das transferências, durante e, após as transferências. “A decisão do juiz envolve a relocação de 1,6 mil presos e ações de grande complexidade e alto custo”, revelou o secretário adjunto.

Leia:

Juiz interdita 3 presídios por superlotação e precariedade

Apesar da interdição de 3 presídios, reeducandos não são transferidos
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet