Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Política MT

denúncias

Carta teria motivado farsa montada por delegado e Josino Guimarães

18 Mai 2011 - 17:37

De Brasília - Marcos Coutinho/ Da Redação - Julia Munhoz

A suposta abertura de um procedimento pelo Ministério Público Federal (MPF) para apurar informações contidas em uma carta (e mail) sobre uma trama para matar o juiz Leopoldino Marques do Amaral, assassinado em setembro de 1999, teria sido uma das causas que motivaram o delegado Márcio Pieroni e o empresário-lobista Josino  Guimarães, acusado de ser o mandante do crime, a arquitetar uma segunda farsa para levantar a hipótese de que o magistrado ainda estaria vivo e morando na Bolívia.


O documento foi enviado pelo juiz aposentado José Geraldo Palmeiras, via correio eletrônico, ao advogado Zaid Arbid, defensor do ex-chefe do crime organizado em Mato Grosso, João Arcanjo Ribeiro, hoje preso em Campo Grande, um dia após o assassinato de Leopoldino, mas só veio ‘a tona’ no ano passado, cerca de 11 anos depois do crime.

Na carta, surgem os nomes de novos ‘personagens’ supostamente envolvidos na ‘trama’. Dentre eles o empresário Waldir Piran e o desembargador aposentado Odiles de Freitas, que foi citado nas recentes investigações realizadas pela Polícia Federal como o responsável pela aproximação do delegado com o detento Abadia Paes Proença.

Em entrevista ao Olhar Direto, Odiles negou ter participado de qualquer trama para matar o juiz Leopoldino e sequer teve conhecimento do encontro, no qual, supostamente foi acertado assassinato do magistrado.

"Nunca aconteceu nada e só soube recentemente pelo jornal. Em 1999, eu tinha uma casa na Chapada, mas nem lembrou onde eu estava neste período", afirmou.

Já Valdir Piran, hoje detentor de um patrimônio invejável, teria emprestado seu avião para levar o juiz Leopoldino, ainda vivo, para Concepción, cidade paraguaia localizada na fronteira com o Brasil, onde foi executado com dois tiros na cabeça e parcialmente carbonizado. Mesmo assim, a família do magistrado conseguiu identificá-lo e exames de DNA também comprovaram que o cadáverl era do magistrado, tese que a farsa montada pela dupla Josino-Pieroni, tenta desmontar, segundo denúncia do MPF.  

Confira carta na íntegra:

Parte I
Parte II
Parte III

Primeira Farsa

Desde 2006 o empresário e o delegado tentam armar uma farsa para "provar" que Leopoldino, estaria vivo. A revelação foi feita pela ex-escrevente do Fórum de Cuiabá, Beatriz Árias, única condenada pelo assassinado do juiz, que compareceu voluntariamente (sem ser intimada) na sede do Ministério Público Federal para contar a trama montada pela dupla (Josino-Pieroni).

A ex-escrevente revelou que, em 2006, foi procurada pelo delegado Márcio Pieroni para que fosse prestar um depoimento sobre o caso Leopoldino na delegacia. O pedido foi corroborado pela mulher de Josino.

Segundo a ex-escrevente, em trecho da denúncia do MPF, o depoimento feito na Delegacia de Meio Ambiente, órgão no qual Pieroni estava lotado à época, possui trechos falsos, dentre eles, o que afirma o fato de o juiz estar vivo e morando na Argentina. Beatriz Árias também nega parte do depoimento montado por Pieroni no qual consta que ele "tentou por várias vezes avisar as autoridades judiciárias da necessidade de se fazer um novo exame no cadáver do magistrado".

Venda de sentenças

No ano passado, em junho, a reportagem do Olhar Direto revelou o conteúdo da carta de Palmeira à ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nancy Andrighi, relatora do processo em que magistrados e advogados lobistas foram condenados, entre eles o ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Evandro Stábile.

A ministra também votou pelo afastamento de José Luiz de Carvalho e do juiz Círio Miotto, das respectivas funções, por suposto envolvimento em um esquema de venda de sentenças, desmontado pela Polícia Federal na Operação Asafe, onze anos após o caso Leopoldino.

Primeira atualização às 18h35
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet