Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Presidente da Bolívia diz que Obama quer impor políticas com diplomacia

O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou nesta quinta-feira que o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush (2001-2009) "impunha políticas sob o garrote" e que seu sucessor, Barack Obama, quer fazer o mesmo, mas usando "a diplomacia".


As afirmações do líder boliviano foram feitas no momento em que ele anunciava medidas para atenuar as perdas provocadas pela decisão de Obama de manter a Bolívia fora das isenções tarifárias da Lei de Preferências Comerciais Andinas (ATPA).

Na última terça-feira, o Representante Comercial dos EUA anunciou que estava encerrando os benefícios de importação de produtos bolivianos porque, segundo ele, o terceiro maior produtor de cocaína do mundo não faz o suficiente na luta contra as drogas, deixando o cultivo de coca sem combate.

"Dos EUA, só muda algo. O ex-presidente impunha políticas sob o garrote e havia dura resistência da Bolívia e de muitos países da América Latina, quanto o novo presidente quer aproveitar a diplomacia para continuar impondo políticas", disse Morales.

A ATPA permite aos empresários de países andinos --como Peru, Colômbia e Equador-- exportar ao mercado americano sem pagar tarifas, como uma compensação por seus esforços na luta antidrogas.

O presidente boliviano disse que é "muito vergonhoso" que o governo de Obama tenha feito "observações às políticas de nacionalização, à Constituição, a temas sindicais e trabalhistas" como argumentos para manter a suspensão do programa.

Os EUA estão prorrogando a isenção tarifária para o Equador por mais seis meses, como parte da Lei de Preferências Comerciais Andinas (ATPA), mas os privilégios equatorianos, assim como os do Peru e da Colômbia devem expirar no fim deste ano.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet